Nova República ganha nova ponte na principal via de acesso

Principal via de acesso dos moradores do conjunto Nova República, no bairro Distrito Industrial, a nova ponte da rua A começou a ser construída pela Prefeitura de Manaus. O serviço faz parte do cronograma de reforma de pontes em concreto armado executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desde o início do ano.

Diferentemente da estrutura inicial, feita de gabião, a nova passagem terá 14 metros de comprimento com 12 de largura e será feita de forma mista, com vigas metálicas e concreto armado, que dará mais durabilidade à estrutura, além de contar com um metro de calçamento em cada lado com guarda-corpo, dando maior segurança aos pedestres. A passagem do Nova República tem mais de 20 anos e a reforma é uma solicitação antiga dos moradores do conjunto.

O vice-prefeito e secretário de infraestrutura, Marcos Rotta, explicou que a prefeitura está com um planejamento para realizar a reforma e a implantação de pontes em bairros e comunidades que necessitam emergencialmente dos serviços.

“Estamos trabalhando simultaneamente na reconstrução de três grandes pontes na cidade, além desta do Nova República, que é uma antiga reivindicação dos moradores; temos a da Lóris Cordovil e a da alameda da Paz, no Nova Esperança. Algumas pontes têm o trabalho mais dificultoso em virtude do grande desgaste e do longo período que as estruturas ficaram sem manutenção. A determinação do prefeito Arthur Neto é que, além da segurança, os trabalhos nas estruturas das pontes tenham durabilidade”, destacou Rotta.

A ponte é o único acesso de entrada e saída do conjunto e a nova estrutura está sendo construída ao lado da antiga, a fim de não atrapalhar o fluxo de veículos. Quando os trabalhos forem finalizados, a antiga ponte será demolida. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em setembro deste ano.

Em reforma

A nova ponte na avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste, recebeu neste fim de semana a concretagem do tabuleiro. Nesta semana será executado o reaterro das cortinas de concreto e a instalação dos guardas rodas, que são muretas feitas em concreto para dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

A previsão é que a obra seja entregue para população na primeira quinzena de julho.

A Prefeitura de Manaus trabalha para a implantação da nova estrutura desde o último dia 10/4,  quando houve o desmoronamento da antiga passagem, causado por danos no gabião afetado pela força das águas e também pelo tempo de construção.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta