Nova pesquisa indica que um terço do eleitorado está indeciso para prefeito, mas há novidades

O desempenho de possíveis candidatos até aqui não avaliados, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD), a deputada estadual Joana D´Arc (PR) e o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) é uma das novidades na nova pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Instituto Pontual, sobre as intenções de voto da população de Manaus para a eleição de prefeito, que ocorre no ano que vem. A outra é a quantidade de indecisos, que chega a um terço do eleitorado.

O levantamento foi realizado no período de 10 a 20 de abril. A empresa ouviu 940 pessoas em todas as zonas da cidade.

O surpreendente no caso de Josué é que ele aparece em terceiro lugar quando o pesquisador pergunta quem seria a segunda opção de voto do entrevistado.

Na pergunta estimulada, em que é apresentado ao entrevistado um disco com as imagens dos possíveis candidatos, David Almeida chegou a 22,5% dos votos, seguido pelo deputado federal José Ricardo (PT), com 13,8%, e o atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), com 9,7%. Os três vêm aparecendo nestas posições em todas as pesquisas realizadas desde o início do ano.

Abaixo deles vêm as novidades. Testada pela primeira vez, a deputada estadual Joana D’arc (PR) alcançou 7,1% e aparece em empate técnico com Josué Neto, que alcançou 6,2% dos votos. Ela já teve a candidatura especulada por seu partido, mas Neto jamais se colocou como candidato, nem teve indicação de seu partido a este respeito, o que configura uma surpresa.

O atual secretário de Educação, Luis Castro (Rede), alcançou 4,3%, empatado com o deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que também foi testado pela primeira vez e chegou a 3,6%. Já o vice-governador Carlos Almeida ficou no patamar de 2,7%.

SEGUNDA OPÇÃO

É na escolha de uma segunda opção que reside a maior surpresa deste levantamento.  David Almeida continua na liderança, neste caso, com 14,7%, empatado com José Ricardo, que alcançou 14,5%. O terceiro colocado, entretanto, é Josué Neto, que obteve 8,2%e superou Marcos Rotta, que ficou com 7,6%. Joana D’arc vem logo atrás, com 7,4%, enquanto Luis Castro obteve 5,5%, Carlos Almeida 3,9% e o Delegado Péricles foi para a lanterna, com 2,5% dos votos.

INDECISOS

Existe um contingente significativo a ser conquistado, segundo o levantamento. Mais de 30% dos entrevistados – o que significaria um terço do eleitorado – não escolheram nenhum dos candidatos apresentados. 21,4% afirmaram que não votariam em nenhuma das opções, enquanto 8,7% ficaram indecisos.

O número é ainda maior quando o entrevistado é confrontado com a pergunta sobre uma eventual segunda opção de voto: 26% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos, 4,6% alegaram estar indecisos e 5,1% dos entrevistados afirmaram não avaliar um segundo nome.

REJEIÇÃO

Entre os candidatos testados, quem apresentou maior rejeição foi o vice-prefeito Marcos Rotta, que não teria o voto de 20,1% dos entrevistados. Em seguida aparece David Almeida, com 9,1%, praticamente empatado com José Ricardo, que não seria votado por 8,0% dos eleitores.

O secretário Luis Castro é o quarto mais rejeitado, com 7,7%. Já os deputados Josué Neto, com 6,8%, Joana Darc, com 6,7%, e o vice-governador Carlos Almeida, com 6,1%, têm índices semelhantes. O menos rejeitado é o Delegado Péricles, que só não teria o voto de 3,8% dos votos. No total, 13% rejeitaram todos os candidatos.

O maior tempo de exposição na mídia pode explicar os índices de rejeição. Marcos Rotta é o que está há mais tempo na “vitrine” entre os majoritários e Péricles é o mais recente, jamais tendo disputado eleições majoritárias.

OUTROS NOMES

A pesquisa deixou de avaliar nomes que já aventaram a possibilidade de disputar a Prefeitura, como o vereador Chico Preto (PMN), o senador Plínio Valério (PSDB), o deputado estadual Wilker Barreto (PHS) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB). E preteriu outros, que estão mais cotados em seus respectivos partidos do que os avaliados. É o caso do ex-prefeito Alfredo Nascimento (PR), que juntamente com o deputado federal Marcelo Ramos (PR) teriam hoje mais chances de disputar a Prefeitura pela legenda do que Joana D´Arc. E o deputado federal Delegado Pablo (PSL), que dificilmente deixaria Péricles sair candidato pelo partido.

O blog aposta que haverá uma profusão de candidatos a prefeito.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta