No mundo das fake news

Por Daniel Melo*

Você já caiu em uma FAKE NEWS? Se a resposta é positiva, não está sozinho. Eu já cai e até repassei a falsa notícia. Hoje, tomo muito mais cuidado e procuro verificar a fonte e a veracidade da notícia, mesmo que ela tenha sido repassado por um amigo. Juntando minha experiência com a leitura e especialistas, gostaria de citar algumas caraterísticas das FAKE NEWS.

  1. Geralmente elas são escritas em linguagem acessível, simplificado, o que as faz mui receptível a quem as recebe, mesmo que sejam absurdas.
  2. Quase sempre possuem erros históricos ou gramaticais, que acabam passando desapercebidos pela atração fatal que apaixona os leitores.
  3. Muitas das FAKE NEWS são pseudamente assinadas por jornalista conhecidos, o que lhes dá certo ar de credibilidade. Tudo falso!
  4. FAKE NEWS colocam frases na boca de quem nunca as disse e deturpam frases de pessoas conhecidas. Uma das pessoas mais incorretamente citadas é o Juiz Sergio Moro!
  5. Noticias falsas se enchem de glamour quando são amparadas em vídeos ou gráficos cheios de truques e montagens editadas para enganar os incautos.

Estamos a viver tempos pré-eleitorais. Os radicalismos vindos de todos os lados podem destruir reputações e mudar o rumo das eleições. O denuncismo pode ser instrumento para desestabilizar carreiras ascendentes ou aniquilar as que estão postas há muito tempo. Marqueteiros do mal usarão suas cabeças criativas para mentir e reafirmar a velha teoria de que uma mentira dita repetidamente transforma-se em verdade!

Portanto vamos estar bem alerta. Podemos ser vítimas de armadilhas criminosas. Vamos combate-las, não aceitemos ser vencidos por elas!

*O autor é pedagogo e pastor da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil