Na véspera do ano eleitoral, Governo antecipa segunda parcela do 13º para servidores

Wilson Lima anuncia correção de salários de servidores

Nada como a aproximação de um ano eleitoral. O Governo do Amazonas anunciou hoje que libera amanhã (19/11) o pagamento da segunda parcela do 13º salário para 117.725 servidores públicos estaduais, entre funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O governador Wilson Lima determinou a antecipação do benefício, o que também vai representar a injeção de R$ 171 milhões na economia do estado. Em 2019 ele chegou a empurrar este pagamento para o ano seguinte, irritando o funcionalismo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), os três grupos de servidores receberão nesta sexta-feira, sendo 80.199 funcionários da ativa, 29.773 aposentados e 7.753 pensionistas.

A segunda parcela do 13° salário é equivalente à metade do salário base do trabalhador. Nela são feitos os descontos legais do Imposto de Renda (IR) e contribuição previdenciária.

Serão contemplados os inativos e pensionistas que recebem pela regra geral do Governo do Estado (em duas parcelas). Ficam de fora apenas os que fizeram a opção de acordo com o artigo 4º da Lei nº 1.897/1989, pois já recebem o 13º de forma fracionada, em parcelas mensais agregadas ao salário regular.

Além da antecipação desta segunda parcela, o governador Wilson Lima anunciou no dia 26 de outubro, durante evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, a antecipação do salário de dezembro para os dias 20 e 21 de dezembro, antes das festas de fim de ano.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta