Município mais isolado do Amazonas vira o maior entreposto de drogas do tráfico internacional

Japurá é um município amazonense na fronteira com a Colômbia, cuja sede fica a quase mil quilômetros de distância de Manaus. Trata-se da localidade mais isolada do Estado. Por isso, nos últimos anos, foi escolhida pelo tráfico internacional de drogas como  um grande entreposto para os carregamentos que vêm dos países vizinhos para os grandes centros brasileiros. No último domingo (9), por exemplo, as forças de Segurança do Estado e as Forças Armadas apreenderam um carregamento de mais de 800 quilos de maconha e cocaína no Lago do Tabaco, um dos maiores da região.

Polícia Militar em ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil, Forças Armadas, durante Operação Hórus e Operação Ágata II, detiveram um homem e uma mulher, respectivamente de 24 e 25 anos, por tráfico de entorpecentes, com apreensão de 703.4 quilos de substância com aspecto de maconha tipo skunk, e 153.8 quilos de substância com característica de cocaína, no Lago do Tabaco, município de Japurá, distante 744 quilômetros de Manaus.

As equipes das Operações Especiais receberam denúncia anônima, relatando a presença de indivíduos que atuavam com tráfico de drogas da cidade de La Pedrera, Colômbia, nas proximidades da fronteira com a cidade de Japurá. Os infratores estariam em uma fazenda que servia de base para escoamento da droga a vários destinos.

Os policiais foram ao local apontado e encontraram uma casa de madeira com uma mulher na porta, onde foi realizada a abordagem e revista, quando ela confirmou que o marido trabalhava com o tráfico de drogas, que ele teria trazido um carregamento da cidade de La Pedrera e que o material estaria ao fundo da fazenda.

Em seguida, apareceu um homem vindo dos fundos da fazenda que, ao ser abordado e revistado, confirmou que teria levado o entorpecente para o fundo da fazenda, para esconder até o Navio da Marinha sair do Rio Japurá.

O casal recebeu voz de prisão e foram conduzidos ao Navio Patrulha Fluvial Amapá, da Marinha do Brasil para procedimentos legais.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta