Morreu hoje, aos 83 anos, dona Delphina Rinaldi Abdel Aziz, mãe do senador Omar Aziz (PSD) e de mais cinco filhos. Paulista que radicou-se em Manaus na década de 70 com a família, ela era cidadã do Amazonas, título concedido pela Assembleia Legislativa em 2012, por sugestão do então deputado e hoje vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (PSDB).
Ela enfrentava problemas de saúde há pelo menos quatro anos. Uma estrutura de atendimento chegou a ser montada em sua casa. Antes disso, foi uma ativista importante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE, no Amazonas. Chegou a dirigir a entidade, à qual se dedicava com muita entrega. Foi graças a ela que foi construída e equipada a nova sede, no Parque 10.
Era considerada uma agregadora e tinha sempre a família em volta.
Muito ligado à mãe, o senador chegou a dar o nome dela ao hospital da Zona Norte. O Ministério Público Federal se opôs, alegando que não se podia dar o nome de pessoas vivas a edificações públicas. Agora, a homenagem deve ser confirmada pelo Governo do Estado.
O corpo de dona Delphina está sendo velado na funerária Almir Neves, na avenida Joaquim Nabuco.
Omar Aziz despediu-se da mãe com um emocionado texto nas redes sociais. Leia:
“Com o coração apertado aqui, informo a todos os meus amigos o falecimento, hoje por volta de duas horas da madrugada, da minha guerreira mãe Delfina Aziz.
O tempo de todos nós é de Deus. E só Ele pode nos amparar nessa hora.
Dona Delfina, como todos chamavam, foi uma guerreira do bem. Quem conheceu e quem não conheceu sabe da obra e da dedicação que sempre teve não apenas com a família, em especial os filhos, mas com todos que se aproximavam. Incapaz de dizer um não, incapaz de não estender a mão.
Seis filhos e um sem número de adotados pelo coração tiveram seu abraço, seu afago e aquele sorriso solidário que não tinha limites e não perguntava a quem.
Que essa tristeza a nos invadir agora seja superada com o tempo de Deus a nos guiar pelos mesmos caminhos, dia após dia. Tenho certeza de filho, é o que ela nos pede lá ao lado do Pai.
Seja abençoada minha mãe. Olhe por nós aí de cima. Olhe por aqueles que merecem e precisam dessa mão solidária de mãe. Mãe que fostes para tantas crianças que um dia encontrastes.
Daqui, te amaremos cada vez mais. Daqui continuaremos a contar com teu amor. Jamais estarás longe.
Tchau mamãe”.
NOTA DE PESAR
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentam profundamente o falecimento da senhora Delphina Rinaldi Abdel Aziz, 83 anos, mãe do senador Omar Aziz, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 13/7, e solidarizam-se neste momento de dor com familiares e amigos.
“Mais que uma pessoa querida, uma amiga e uma mãe exemplar. Figura cativante e que sempre tinha uma história, um ensinamento para contar. Seus gestos carinho e palavras de esperança ultrapassavam os laços sanguíneos e espalhavam solidariedade a quem precisasse. Em nome de todo povo de Manaus, lamento pela partida da querida Delphina Aziz e que ela encontre nos braços do Pai a paz e o amor que tanto defendia”, disse o prefeito.
O prefeito ressaltou, ainda, que Manaus perde uma pessoa íntegra, honrosa e que marcou a história da cidade por importantes atividades sociais. Delphina esteve à frente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Amazonas (Apae-Am), instituição reconhecida pelo pioneirismo no trabalho na área de educação especial no Estado. Sua administração de excelência lhe rendeu reconhecimento nas casas legislativas do Município e do Estado.
Nascida no Estado de São Paulo, no interior de Galia, Delphina dá nome também a importante Hospital e Pronto-Socorro da zona Norte de Manaus.
CHATEADO
O governador Amazonino Mendes (PDT) postou o seguinte comentário em suas redes sociais:
“Continuo muito chateado com a morte de minha querida amiga, dona Delfina Aziz, mãe do senador Omar Aziz.
Sua vida foi dedicada a fazer o bem. Seu olhar maternal, cuidadoso, não distinguia ninguém, sempre pronta a estender a mão. Ela tinha uma admirável atuação com as crianças, em especial na APAE. Será um fim de semana triste. Deixo aqui meu profundo sentimento de pesar a todos os familiares e amigos desta amazonense, que nos deixa um legado de amor ao próximo e serve de referência a todos nós.”
LAMENTO
O senador Eduardo Braga (MDB) publicou o seguinte texto em suas redes sociais:
“É com grande pesar que recebo, na manhã desta terça-feira, a notícia do falecimento de dona Delfina Aziz, mãe do senador Omar Aziz. Que Deus receba dona Delfina com imensa graça e que conforte o coração da família Aziz neste momento de dor.”
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Este post tem um comentário
Meu sentimentos, ao Senador Omar Aziz e a sua família. Só Deus para consolar.