Mórmons recebem caravana da Saúde da Mulher em “dia D”

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, na manhã deste sábado, 20/5, o dia “D” da Saúde da Mulher. A programação aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bairro Petrópolis, na zona Sul, como parte da programação que a Prefeitura de Manaus, por meio das unidades de saúde, realiza no mês de maio para marcar o Dia das Mães.

O evento foi organizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, com o apoio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), e ofereceu serviços de consultas médicas com clínico geral, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, coleta de material para preventivo, oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite e ações de Educação em Saúde.

De acordo com a gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Nascimento, a Saúde da Mulher é uma das prioridades da Semsa, tendo como um dos focos principais o cuidado integral com a saúde das mães no pré-natal, no parto e no puerpério (42 dias após o parto), mas também em diversas outras ações de prevenção de doenças e na promoção da saúde.

“Os profissionais de saúde sempre mantêm um cuidado diferenciado quando se trata de mulheres gestantes. Além disso, é importante garantir que as mulheres tenham acesso a serviços que possam evitar doenças ou levar ao diagnóstico precoce. A vacinação, a realização do exame preventivo, os testes rápidos, o monitoramento da pressão arterial e as ações de Educação em Saúde são alguns dos serviços que estão disponíveis durante todo o ano na rotina diária das UBSs”, garantiu a gerente.

A diretora da UBS Lourenço Borghi, Jucinara Rodrigues, explica que o evento também foi organizado em uma manhã de sábado como forma de beneficiar mães que trabalham de segunda a sexta-feira e tem mais dificuldade em procurar uma unidade de saúde para participar das ações de prevenção.

“Além de marcar a homenagem ao Dia das Mães, 14 de maio, a intenção foi oferecer às mulheres uma alternativa de atendimento, facilitando o acesso e informando sobre os serviços de saúde disponíveis na rede municipal para toda a população”, afirmou Jucinara Rodrigues.

A programação contou com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e de profissionais voluntários com a oferta de atendimento com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, serviços de massoterapia e com a Estação de Beleza com corte de cabelo, limpeza de pele, aulas de zumba e ritmos.

Para a autônoma Cícera Lopes, de 32 anos, a concentração da oferta de vários serviços em um mesmo local é uma opção para garantir atendimento em um só dia, reduzindo o tempo de espera.

“Tomei a decisão de participar do evento principalmente por causa de consulta com o dermatologista, mas vou aproveitar para o atendimento com clínico geral e o exame preventivo. Também espero participar dos serviços da Estação de Beleza porque é importante para melhorar a autoestima de todas as mães”, afirmou Cícera Lopes.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta