Moradores de Maués recebem título definitivo de terra e mototaxistas têm novo ponto na cidade

titulos maues

Maués – “Eu estou feliz por que eu não tinha condições de pagar um título. Esperei vinte anos e agora me deram oportunidade, sou dona da minha terra”. Essa foi a expressão de alegria da senhora Maria Jorgina da Conceição, que foi contemplada com título definitivo de seu terreno em Maués. O feriadão foi de muito trabalho para o prefeito Carlos Goes, que também entregou ponto de mototáxi e participou de diversas atividades nas escolas municipais.

O evento aconteceu na manhã de domingo, 29, na sede do AGREP, com a entrega de 239 Títulos Definitivos, pela Prefeitura Municipal a moradores de baixa renda do bairro Santa Luzia.

A entrega está respaldada através do complemento do Projeto de Lei Municipal 139, de 17 de julho de 2007 que dispõe sobre o Programa Renda Cidadã, que permite isenção de pagamento de tarifa, sobre o processo de concessão de títulos. Após todo levantamento e cadastramento de moradores que já ocupavam áreas públicas, há mais de cinco anos e que não tinham condições de retirar o documento, foi possível concretizar a entrega.

As equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram o trabalho em parceria com o Instituto de Terras de Maués, que agilizou toda parte burocrática e processual, tornando possível que muitos sejam donos legítimos da própria terra.

De acordo com o Diretor do ITERMAUES, José Maria,” esse é um trabalho quem vem sendo realizado desde 2015, quando foram atendidos 229 moradores do Donga Michilles, e agora em 2016 , no Bairro de Santa Luzia.

Ainda segundo o diretor, o custo para retirada de um documento como esse, dependendo do tamanho da área, varia ente R$ 1 e 2 mil reais. O programa Renda Cidadã beneficia as pessoas de renda percapita de até R$ 150 reais que não dispunham de recursos para tal.

O prefeito Pe. Carlos Góes  manifestou mais uma meta cumprida. “Em tempo de crise, você precisa de cada centavo mas, meio milhão de reais que não estamos arrecadando com esses títulos, ajuda a dignificar a vida de vocês”, declarou o prefeito, afirmando que são esses momentos que permitem continuar acreditando na política.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, esse é um momento que marca um grande trabalho realizado em equipe junto com o ITERMAUES. “Nós fizemos o levantamento sócio econômico de cada família verificando quem atendia ao perfil do Renda Cidadã. O nosso governo é um governo que garante direitos e dá direitos a população.” afirmou.

“É papel de todos trabalhar pelo povo, mas quisera nós se todos aqueles que nós confiamos pudessem trabalhar pelo povo. O prefeito realmente está de parabéns, afirmou Elizangela Maria Batista, contemplada com o título definitivo.

Após cada morador receber seu Título Definitivo, ele deve procurar O Departamento de Tributação para realizar o pagamento simbólico do ITBI no Cartório e fazer a Escritura Pública.

MOTOTÁXIS

Cumprindo extensa agenda de trabalho nesse sábado (28), o prefeito entregou mais um ponto para os mototáxis, participou da Caravana da Educação, visitou os moradores do Bairro Senador José Esteves e seguiu para a Comunidade Canarana onde acontece o projeto Comunidade Legal.

O prefeito chegou acompanhado dos motatáxis que reconheceram a importância da pequena obra. “Pra nós é um momento muito especial. O prefeito honrou seu compromisso conosco, já são três pontos e hoje foi concretizado.” Afirmou o vice-presidente da Cooperativa dos Mototaxis Alcemir Garcia de Oliveira.

O mototaxi Paulo Henrique de Souza lembrou da luta da classe que não tinha nem um ponto e agora conta com três. “Foi um pedido nosso e da população que foi atendido”, ressaltou.

A entrega aconteceu paralelo a mais uma edição da Caravana da Educação, que teve amostras pedagógicas das escolas da rede municipal de ensino, reflexo de todo investimento que tem sido feito na educação nos últimos quatro anos.

O prefeito Pe.  Carlos Góes falou de mais esse momento, “hoje é um momento especial, cada conquista é um momento importante. São pequenas coisas que vão ajudando a melhorar a vida das pessoas. É desse jeito que a gente governa na crise, e é desse jeito que a gente vai sair da crise também”, ressaltou.

Além do novo ponto de mototaxis, os moradores do bairro em breve ganharão uma Academia ao Ar Livre, uma creche que está em construção, uma Ubs, 500 casas populares e 17 casas para os alagados e um reservatório de água.

A moradora Helena Dantas, ressaltou os investimentos que vem sendo feitos no bairro, “nós só temos a agradecer por esse olhar carinhoso, não somente aqui no nosso bairro, mas para toda cidade de Maués. Era uma necessidade que nós estávamos realmente precisando. O prefeito teve esse comprometimento com o povo”, agradeceu.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Luiz Gonçalves, “a caravana da educação é a tradução de um compromisso e da responsabilidade social com a qual o prefeito vem conduzindo os investimentos na educação em Maués”.

EDUCAÇÃO

Alunos das escolas municipais realizaram apresentações de vários projetos durante a Caravana da Educação. Destaque para o projeto “VIDA” desenvolvido com aproximadamente 30 alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante.

De acordo com a Gestora da Escola, Professora Nazaré, as atividades fazem parte do Projeto “Mais Educação” e veio para dar oportunidade para os jovens, que participam dos cursos de manicure, maquiagem, corte de cabelo, que terão certificados após o término.

A educação municipal vive um novo momento graças aos constantes investimentos que poder público realiza, reformando escolas, valorizando a classe dos professores, dando todo suporte necessário para docentes e discentes e não deixando faltar merenda escolar.

Neiva Cardoso, Gestora da escola Livro Aberto falou da importância de mais essa edição da caravana da educação. “Pra mim é muito importante, hoje a administração do Pe. Carlos Góes tem essa visão de levar a educação inclusiva.”. Ela ressaltou a reforma pela qual passou o prédio da escola que hoje possibilita conforto aos servidores e alunos.

Outro destaque é para a inclusão que vem sendo promovida na gestão atual. Alunos da Escola Max Seffair participaram do evento apresentando as habilidades desenvolvidas na Sociedade Pestalozzi.

Fotos: Hamilton Duarte

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta