Missão APELI

Por Ronaldo Amazonas*
O rumo é o município de Autazes no Centro Amazonas/Região Metropolitana de Manaus e estamos eu e uma equipe de 22 técnicos e profissionais da Fundação Alfredo da Matta na balsa a caminho deste belo, próspero e pujante município do nosso estado.
A missão é executar a Ação Piloto do Projeto APELI-Ação Para Eliminação da Hanseníase em Autazes como laboratório para a realização desse mega projeto em todo o Amazonas a partir de 2020.
A idealização da APELI vem no sentido de realizarmos uma ação  planejada, consistente, programada e permanente contra a Hanseníase em todo o estado que, quando do enfrentamento às endemias, os epidemiologistas denominam de intensificação das ações, de modo a fazermos busca ativa de casos novos, identificarmos precocemente os doentes, tratarmos, curarmos, evitarmos as sequelas e mantermos permanente vigilância com monitoramento e sustentação local com equipe técnica bem treinada para dar continuidade ao combate.
A Hanseníase no nosso estado é uma triste realidade secular que por aqui se ampliou quando da vinda dos soldados da borracha no início da década de 1940 para extrair o látex e sustentar a produção de pneus e outros componentes de veículos e aeronaves usados na segunda guerra mundial.
E foi nas calhas dos rios Purus, Madeira e Juruá, denominados rios borracheiros, que quase 60 mil trabalhadores nordestinos se instalaram muitos deles trazendo a doença permitindo com isso que essas regiões do Amazonas ficassem conhecidas como áreas de grande concentração de doentes e, a partir deles, a endemia se espalhasse para outras regiões incluindo a capital Manaus.
O Brasil é o segundo país do mundo em número de casos novos de Hanseníase com cerca de aproximadamente 28 mil novos doentes/ano.
O Amazonas é o décimo nono estado no ranking brasileiro com cerca de 420 casos novos em 2018.
Em termos epidemiológicos a Organização Mundial da Saúde-OMS estabelece que, para que se alcance a meta de eliminação (em termos de Hanseníase não se pode falar em erradicação), para cada grupo de 100 mil habitantes há que haver menos de um doente registrado.
O Brasil possui atualmente pouco mais de 13/100 mil e o Amazonas em torno de 10/100 mil doentes portanto, muito longe da meta de eliminação de menos de 1/100 mil.
Há que se destacar que nosso estado esteve no topo do ranking nacional por mais de cinco décadas e, apenas em meados dos anos de 1980, é que fomos subindo no ranking exatamente por conta da implantação e implementação de ações e metas consistentes porém, de alguns anos pra cá, estudos epidemiológicos concluem que há uma endemia oculta que alcança especialmente menores de 15 anos e populações indígenas no interior do nosso estado.
E é para frear esse crescimento quebrando a cadeia de transmissão e atacando o problema antes que novos doentes sejam atingidos pelas sequelas deformantes, que a APELI vem a ser implementado a partir da experiência de Autazes e para todos os demais 61 municípios e para a capital Manaus.
A FUAM enfrenta atualmente um grave déficit de servidores e uma crise orçamentária e financeira porém, o compromisso com a causa da saúde pública, a experiência agregada e a determinação em estabelecemos um marco no enfrentamento à endemia e avançarmos rumo à meta de eliminação, são as causas que movem nossa gestão e nosso corpo técnico e profissional.
No bojo do Projeto APELI a Fundação Alfredo da Matta por meio de sua equipe multiprofissional também vai realizar ações de saúde voltadas para as infecções sexualmente transmissíveis-IST como vertente também das atribuições institucionais estas porém dentro do APELI, voltadas especificamente para as populações indígenas onde serão realizados, além de exames dermatológicos, testagens rápidas em HIV, hepatites virais, sífilis, etc. As mulheres indígenas receberão atenção especial com realização de exames para detecção de câncer de colo de útero.
Além disso todos os profissionais dos distritos de saúde indígena receberão capacitação em
Dermatologia e IST.
É um desafio enorme porém, encarado como missão profissional e institucional para a qual a FUAM está determinada a realizar como continuidade das suas atribuições nesses 64 anos de vida.
Para 2020 daremos então aceleração ao Projeto APELI para todo o estado com o firme propósito de alcançarmos a meta de eliminação da Hanseníase nos próximos quatro anos.
Para isso contamos com a experiência e a determinação dos nossos servidores e com a graça de Deus a nos guiar nessa jornada.
Té logo!