Durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (11/03), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, discutiu com o governador Wilson Lima (UB) estratégias para melhorar a segurança na fronteira amazonense com Colômbia e Peru, a fim de enfraquecer a atuação das facções criminosas e evitar que elas continuem dando demonstrações de força, como o foguetório registrado em fevereiro em todo o Amazonas, comemorando o aniversário de uma delas.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras é itinerante e conta com 136 agentes, entre servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Técnico-Científico e Corpo de Bombeiros. Algumas operações contam, ainda, com a participação da Força Nacional e Marinha do Brasil.
O objetivo das autoridades é dobrar o efetivo em campo nas fronteiras. Em 2024, as ações alcançaram 30 municípios e resultaram em apreensões de mais de R$ 1 bilhão ao combater crimes como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpos ilegais.
A audiência com o ministro aconteceu após pedido do governador em fevereiro deste ano, tão logo ocorreu a rumorosa queima de fogos.
O governador destacou a importância de aumentar o efetivo na segurança, porém, reforçou o trabalho em conjunto com o Governo Federal para dar uma resposta mais efetiva à população.
Foto: Diego Peres
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)