Ministro da Defesa fala sobre desafios do país nas fronteiras

A Semana de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Distrito Industrial (Ifam) iniciou, na tarde desta segunda-feira (15), e contou com a presença do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, falando sobre a atuação das Forças Armadas para a redução das desigualdades sociais na Amazônia, incluindo nas fronteiras do Amazonas. A área fronteiriça é um dos eixos de atuação do GuardiAM 24 Horas, e o secretário Extraordinário de Estado, coronel da Polícia Militar Walter Cruz, coordenador do programa, esteve presente no evento representando o governador do Amazonas, Amazonino Mendes.

O ministro abordou o tema sob o contexto das características e desafios da Amazônia. Durante a palestra, Luna apontou sobre a importância do Brasil investir em Ciência, Tecnologia e Educação também na Amazônia, incluindo as fronteiras. “A Amazônia tem sete países que fazem fronteira. Dois deles, são exportadores de droga e devemos inibir o tráfico”, afirmou o ministro, acrescentando que a Amazônia precisa de políticas consistentes de Estado para enfrentar a baixa demografia, grandes migrações regionais, além de saber aproveitar a abundância de recursos naturais e a influência indígena.

No país, são 347 mil militares, entre homens e mulheres do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira (FAB), que atuam pelas forças armadas garantido a unidade do país. O ministro da Defesa apontou que os militares são treinados em todo o país, mas a área das fronteiras recebe maior atenção no Amazonas devido à divisa internacional do estado com os países vizinhos. Luna apontou, também, a importância de integração das forças armadas para combater os baixos índices sociais da Amazônia.

Evento – A Semana de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Distrito Industrial segue até o dia 20 de outubro. O evento tem o objetivo de impulsionar a divulgação da Ciência e Tecnologia do instituto, em 2018, integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Também estiveram presentes, na abertura do evento, representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, além do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Antônio Venâncio Castelo Branco que é egresso da instituição.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta