Na manhã desta terça-feira (25), equipes técnicas da Eletrobras Distribuição Amazonas realizaram uma ação de combate às perdas de energia na cidade de Manaus. Uma metalúrgica localizada na Avenida Autaz Mirim, Bairro Armando Mendes, com maquinário pesado, foi flagrada com ligação clandestina. A unidade consumidora estava ligada diretamente a rede elétrica da Distribuidora, sem passar pelo conjunto de medição externa (CMED).
No sistema da concessionária de energia, o estabelecimento estava com o fornecimento de energia suspenso por débitos. A operação foi realizada juntamente com a Delegacia Especializada no Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e Instituto de Criminalística (IC).
Somando o valor da ação para fins de recuperação de energia, os prejuízos causados à Distribuidora foram de 26,554 Megawatts-hora, que corresponde a um total de R$ 15.439,82 não faturados.
Depois de constatada a irregularidade no local, as equipes da Eletrobras realizaram os procedimentos de suspensão do fornecimento de energia elétrica de imediato, conforme Resolução 414-2010 da Aneel, e notificou o consumidor sobre as irregularidades. A responsável pela empresa foi encaminhada à DECFS para prestar esclarecimentos e responderá criminalmente por furto de energia. Também foram adotados os procedimentos de regularização e recuperação de energia.
A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)