Merendeiras do Estado vão aprender a usar produtos regionais na merenda escolar

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) abre na próxima segunda-feira (19), uma nova turma do curso de capacitação voltado para as merendeiras que atuam na rede de ensino público do Estado e, hoje, somam mais de 900 servidoras. O curso pertence ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e tem o objetivo de qualificar as profissionais para o uso de produtos regionais na merenda escolar de alunos em todo o Amazonas.

O curso é realizado em parceria com o projeto Mesa Brasil, vinculado ao Serviço Social da Indústria (SES). As merendeiras são responsáveis pelo preparo da merenda nas escolas e com o curso serão capacitadas para utilizar as melhores formas no preparo de pratos servidos nas unidades de ensino para os alunos. Esse já é o quarto treinamento na capital e vai qualificar merendeiras  da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc).

Para o diretor-presidente da ADS, Lissandro Breval o início de mais uma turma de capacitação dessas profissionais é a clara demonstração de quanto vem dando certo essa iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Seduc e a Agência de Desenvolvimento Sustentável.

“Nosso objetivo é capacitar todas essas profissionais, que são importantes nesse processo de qualidade na alimentação dos alunos da rede pública estadual. A cada treinamento temos a certeza de quanto estamos contribuindo nesse processo que beneficia tantos alunos”, destacou Breval.

A ADS, atualmente, é responsável pela contratação de cooperativas regionais e repasse rotineiro dos itens alimentícios às escolas do Estado. Somados aos produtos perecíveis, mais de 50 itens regionais compõem a merenda escolar da rede de ensino na capital e interior

Prazo

A supervisora operacional Elke Gondim explica que todas as 946 merendeiras da capital serão qualificadas até o mês de novembro, atendendo assim os sete Distritos da Seduc em Manaus. “Por meio dos cursos queremos proporcionar maior qualidade de saúde para os alunos. A finalidade é oferecer treinamento na questão de higiene, bem como na manipulação dos aimentos, ou seja, melhorar a qualidade da comida feita por essas merendeiras”, ressaltou Elke.

O treinamento que tem início no próximo dia 19, deve qualificar 85 merendeiras. Será ministrado de segunda à sexta de 8h às 12h e 14h às 18h, na Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, bairro Compensa.

Os alimentos oferecidos nas escolas são adquiridos através de 15.600 produtores credenciados em todo o Estado, por meio de associações, cooperativas e na modalidade individual, gerando renda de R$ 232 milhões até 2015.

O Preme

O Programa de Regionalização da Merenda Escolar é uma parceria da ADS com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), criado em 2005 para melhorar a alimentação dos alunos da rede pública, fortalecer a cultura local e incentivar a produção de alimentos no Amazonas.

De 2005 até 2016, o Preme viabilizou a comercialização de quase R$ 260 milhões de produtos, beneficiando mais de 75 cooperativas, associações e agroindústrias no processo de fornecimento anual e 15 mil produtores rurais da agricultura familiar.

Atualmente, os alunos da rede pública estadual têm 50 alimentos incorporados em seu cardápio, todos alimentos regionais. Entre eles está o peixe, castanha, açaí (polpa), banana pacova, abacaxi e mamão, dentre outros.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta