Mercado estranho

Por Durango Duarte*

As eleições de 2016, podem ser caracterizadas por inúmeras circunstâncias e curiosidades. Um fato marcante, foi a grande diferença entre os números das pesquisas eleitorais divulgadas até a presente data. No primeiro turno, a #PESQUISA365 cumpriu a sua obrigação técnica de acertar o resultado.

A dez dias da definição de quem será o prefeito de Manaus, já foram publicadas, por oito empresas diferentes, dez pesquisas neste segundo turno. A última de uma desconhecida Phoenix (18/10), que cometeu a barbárie de divulgar que não há eleitores que votarão nulo ou branco.

No primeiro turno outra empresa aventureira, denominada Tacutu, publicou um resultado surreal e sumiu. As campanhas eleitorais de determinadas candidaturas, desde o primeiro turno, produziram, num piscar de olhos, duas novas empresas, ditas de pesquisa, mas que certamente não se estabelecerão. Após a eleição, comentarei seus “trabalhos” e suas fantásticas capacidades de brincar de gangorra com os números. Aliás, uma delas, cometeu grave crime eleitoral ao publicar pesquisa fora do prazo, porém, a justiça nada fez.

Aproveito a oportunidade para disponibilizar uma tabela com a respectiva média de todos os estudos realizados até o momento e, lembrá-los, que amanhã divulgarei a segunda pesquisa deste segundo turno.

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*O autor é publicitário e empresário do ramo de pesquisas e este artigo foi publicado originalmente no seu blog

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