Com a apuração terminado, o blog pode afirmar que o maior fenômeno desta eleição não foi nenhum candidato e sim a quantidade de pessoas que não apareceu para votar (24,3% dos eleitores, ou mais de meio milhão de pessoas), que votou nulo (12,3%, ou mais de 200 mil eleitores) ou branco (3,5% ou mais de 60 mil pessoas, um contingente pouco menos que a soma dos quatro candidatos menos votados).
No total, 800 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas, mais de 40% do total. Quase metade do eleitorado. Número quase igual à votação dos dois primeiros colocados no pleito, Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB). Juntos, eles obtiveram cerca de 950 mil votos.
Os analistas ouvidos pelo blog explicam esse número absurdo de eleitores que não votaram em nenhum lugar com o mesmo argumento de sempre: a decepção crescente com a política, por causa dos escândalos.
Mas o blog acrescenta três motivos: a eleição movimentou muito menos dinheiro do que outras movimentaram até um passado recente; a falta de gratuidade no transporte coletivo na capital e a desmotivação do eleitor do interior.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
Este post tem um comentário
O povo está mostrando o quanto esta decepcionado com o nossos políticos Amazonense e não Amazonense. Temos que acabar com os caciques da política. Temos que dar um basta na corrupção. Acabar de vez com o jeitinho brasileiro. Enquanto nossos políticos não mudarem de atitude. Este índice vai aumentar cada vez mais. Basta votar 00 que anula o voto.