Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas em ação da Prefeitura

Com os atendimentos voltados às famílias vítimas do maior incêndio urbano da história de Manaus, a edição especial do Prefeitura + Presente foi realizada neste sábado, 22/12, na Escola Municipal Nazira Chamma Daou, no bairro Educandos, zona Sul. O prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, visitaram a ação que contabilizou 1,4 mil atendimentos a partir  dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Manaus e órgãos parceiros.

O prefeito anunciou que  a empresa Aegea, antiga Manaus Ambiental, irá isentar de pagamento as contas de água atrasadas de todas as famílias afetadas pelo incêndio. Na ocasião também, informou que 80% das vítimas que perderam toda a sua documentação já estão com os novos documentos em mãos.

“Fizemos essa edição extra do Prefeitura + Presente especialmente para atender essas famílias. Elas puderam emitir seus documentos, ter atendimentos médicos e usufruir de muitas outras ações. Todas essas famílias tiveram isenção  das contas de água atrasadas. Estamos fazendo o que podemos e todos fazem questão de ajudar também. Vamos virar essa página e ajudar a construir uma nova vida para essas pessoas”, disse o prefeito.

O serviço de emissão de documentos teve uma grande procura, assim como os de saúde oferecidos. Quem participou da ação pode usufruir de atendimentos clínico, pediátrico, de imunização, psicológico e ainda de fonoaudiologia e odontologia.

O pescador Olavo Cavalcante relembra que chegava do trabalho, quando percebeu que havia perdido tudo no incêndio. Segundo ele, foi um momento devastador, porém não perdeu a esperança. Ele que está em um dos abrigos destinados às vítimas, se consultou com o clínico geral, tirou outra via de seus documentos e ainda aproveitou para cortar o cabelo. “Foi muito sofrimento, mas estou feliz com a preocupação das pessoas. Hoje, o médico me atendeu e me encaminhou para outra consulta na quarta-feira. No abrigo que estou, me atendem direitinho e agora  só quero recomeçar”, afirmou o pescador.

SOLIDARIEDADE

Em meio à ação,  as doações continuavam a chegar. Professor de Luta Livre Esportiva, Carlos Mota levou todos os seus alunos para entregar as doações arrecadadas na academia localizada no clube Asa, na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra. “Hoje fizemos uma aula diferente. Foi uma aula de solidariedade para se trabalhar a importância de se olhar o próximo”, disse o professor.

A primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, agradeceu o empenho de todos que trabalham para dar o suporte necessário às vítimas e, principalmente, a todos que estão doando o que podem para ajudar. “Manaus está de parabéns. Mas não podemos deixar cessar essa chama de solidariedade, do amor e do servir ao próximo. Muita gratidão a tudo o que já temos para distribuir às famílias”, disse.

VACINAÇÃO DE PETS

Os donos de cães e gatos também participaram do Prefeitura + Presente    levando seus pets para vacinação pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus.

A industriária Liliane Lima da Silva, 37, perdeu tudo no incêndio. Todo o esforço da sua família foi para salvar os “filhos” , Pelé e Garrincha, seus dois cachorros que, segundo ela, são a alegria de sua vida.

“Eles são nossa família também.  Por isso, fizemos de tudo para salvá-los. Então aproveitei para vaciná-los. Não sei o que seria de mim sem meus cachorros. Está sendo difícil, mas toda essa solidariedade tem nos ajudado a se reerguer”, disse Liliane, abraçada com o seu Pelé.

BALANÇO

Entre os diversos serviços ofertados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) somou 51 consultas com clínico geral, 24 com pediatra, 11 atendimentos  em Psicologia e 12 consultas com o Serviço Social. Somado a isso, foram feitas aferições de pressão arterial, glicemia, dispensação de medicamentos, entre outros atendimento de rotina da Atenção Básica.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semmas) realizou a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta