Lava a jato baré

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

Pronto! tem muita gente inclusive um medalhão político do nosso estado, que está assistindo o sol nascer quadrado em pleno natal, aliás, data marcante da cristandade muito propícia pra essa gente debruçar-se em reflexões sobre seus erros e pecados especialmente contra os mais pobres da nossa gente, vítimas cruéis das suas roubalheiras.

Definitivamente o crime não compensa e, se dependêssemos da nossa polícia, do nosso Ministério Público e da justiça estadual, a população e especialmente os sofridos usuários do SUS, ainda estaríamos esperando pelo jogo do empurra empurra, amargando a inércia e a desídia e rezando para que os culpados fossem pelo menos citados nessa operação denominada oportunamente de Maus (e porque não dizer cruéis) Caminhos.

Parabéns ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal, à Controladoria Geral da União e à Justiça Federal no Amazonas que, agindo com seriedade, independência e denodo (como soi ser a todo o sistema investigativo e judicial que se pretenda sério e honesto), estão aos poucos desbaratando uma verdadeira gangue de ladrões do dinheiro público e colocando na cadeia agentes públicos, empresários e policiais militares entre outros envolvidos nessa sórdida trama que já se pode definir como o maior e mais vergonhoso escândalo de corrupção que se tem notícia no estado inclusive, guardadas as devidas proporções, comparado à Operação Lava a Jato em pleno curso no país, em termos de abrangência, volume dos desvios, nomes políticos, agentes públicos e empresariais envolvidos e prejuízos causados.

Quem de nós haveria de sonhar um dia que um ex governador do estado seria preso, indiciado e processado por corrupção? Quem haveria de supor que dilapidar os cofres públicos, enriquecer ilicitamente, promover e acobertar corrupção daria em cadeia? Vivam os novos tempos!

Disse eu, em outras palavras, no artigo anterior cujo título era “Faltam os medalhões”, que não me sentia feliz e nem tripudiaria sobre o infortúnio alheio. Longe de mim! Entretanto, por dever cristão e espírito público, associo-me às centenas de milhares de usuários do SUS cujas cirurgias foram suspensas, medicamentos que não receberam, consultas que não se efetivaram e até as vidas que foram ceifadas enquanto essa gente inescrupulosa se refestelava com as propinas recebidas ora em dinheiro vivo, ora em presentes caros, viagens pagas, amantes agraciadas, mansões e sítios construídos, entre outras formas abjetas de lesão ao patrimônio público do nosso estado. Quanto escárnio com o sofrimento do povo!

O que está acontecendo não é pouco porém, não é tudo! ainda faltam alguns e algumas cabeças sabidamente envolvidos até o gogó de ganso nesse escândalo de corrupção de proporções amazônicas e que logo logo, serão alcançados para o bem do povo e a felicidade geral dos amazonenses pois, inevitavelmente, delatados serão.

O mar não está pra peixe nesses tempos sombrios de operações de caça aos corruptos e limpeza ética no meio político.

Acompanhemos de olhos abertos o desenrolar dos acontecimentos e, não nos frustremos, se um Gilmar Mendes da vida aparecer por aí com suas liminares. Faz parte do script da minha, da sua, da nossa (in) justiça!

Té logo!

ET. Como profeticamente antecipamos, na última sexta feira um juiz da Justiça Federal do nosso Estado mandou soltar alguns dos corruptos que estavam trancafiados na cadeia incluindo o ex Chefe da Casa Civil e o médico e empresário operador do esquema junto ao governo. Lamentável!

*O autor é farmacêutico e empresário