José Ricardo pede auditoria nas contas da UEA, para respaldar autonomia

O deputado José Ricardo Wendling (PT) irá representa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitando auditoria nas contas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que está hoje em situação precária, por falta de recursos. Em julho deste ano, ele defendeu e assinou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) para garantir autonomia administrativa e financeira à instituição, mas com transparência e prestação de contas.

“Continuarei defendendo que a UEA deva ser fortalecida para continuar levando conhecimento e formação a todo o Amazonas. Mas que os recursos sejam investidos cem por cento nela, porque já foi provado que hoje parte do dinheiro do Fundo, que vem das empresas do Distrito Industrial, vai para outras finalidades. Sua gestão deve prezar pela transparência. Está na hora de passar a limpo toda essa situação envolvendo os repasses da UEA. Por isso, pergunto: onde estão sendo gastos os seus recursos? Somente uma grande auditoria nos contratos irá esclarecer tudo isso”, declarou José Ricardo.

Ele questionou ainda a falta de reuniões do Conselho Curador da Universidade, que tem, dentre outras funções, apreciar e dar parecer conclusivo sobre a prestação anual de contas apresentada pelo reitor, antes de seu envio ao órgão competente para julgamento. “É um Conselho que tem uma importante função e deveria se reunir regularmente. Mas o que soubemos é que não estão apreciando essas prestações de contas”.

Quando o Governo passado, cassado por compra de votos, propôs na reforma administrativa vincular a UEA ao gabinete do governador, o deputado foi totalmente contra. “Não se pode submeter à universidade aos humores dos governadores de plantão”, disse ele, que na época apresentou emenda contra essa proposta, sendo aprovada em plenário e garantindo a autonomia dessa instituição.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta