Jorge Lima assume como novo presidente da Associação Comercial do AM

O empresário do ramo da construção civil Jorge de Souza Lima é o novo presidente da Associação Comercial do Amazonas. Ele tomou posse junto com a diretoria para o biênio 2020/2022 na noite desta quinta-feira, 18, em cerimônia virtual devido a pandemia.
A solenidade reuniu, mais de 50 pessoas sendo 15 autoridades, além de diretores e associados da ACA. Dentre os presentes: O Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, George Teixeira Pinheiro, o Secretário De Estado De Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia E Inovação [Sedecti], Jório Veiga que representou o Governador do Amazonas, Wilson Lima e o Prefeito de Manaus, Arthur Neto: “Ela [ACA] viu tudo, ela viu todos nós passarmos, ela viu todos nós atuarmos, ela viu todos nós fazermos ou não fazermos, ela tem demostrado uma incrível e continuada capacidade de se reciclar, de se renovar, por isso fico muito feliz e não poderia nunca deixar de estar presente a uma solenidade na ACA”, falou Arthur Neto durante a cerimônia.

A Associação Comercial do Amazonas é a primeira Entidade do Estado e também a mais antiga em pleno funcionamento. A tradicional cerimônia de 18 de junho que marca a data de fundação em 1871 foi mantida e, para seguir as recomendações das autoridades não houve aglomeração de pessoas e nem foi realizada em um espaço físico. A presença dos convidados se deu por meio de um aplicativo de reuniões virtuais. O presidente da CACB, George Pinheiro, inclusive fez, em seu discurso, uma avaliação do momento econômico vivido pelas empresas brasileiras em consequência da Covid-19, dando destaque ao difícil cenário de saúde e economia vivido pelo Amazonas.

A sessão comemorativa de 149 anos durou cerca de 1h. A Assembleia Geral Ordinária presidida pelo empresário Ismael Bicharra Filho teve como finalidade: empossar a mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, diretoria eleita na Assembleia geral do último dia 03 de junho, para o biênio 2020 /2022 e a diretoria plena para o triênio 2020/2023.
Este ano, a outra mudança em relação aos anos anteriores foi a ausência da entrega da maior outorga da Entidade. Devido as circunstâncias causadas conta da pandemia do novo coronavírus, a Diretoria Executiva da ACA decidiu não conceder a outorga da Medalha do Mérito Empresarial J.G. Araújo. “Fazemos votos que tão breve seja possível voltar à normalidade e agraciar aqueles que a merecem”, explicou o Presidente da Assembleia Geral, Ismael Bicharra.

Quem deixou o cargo após dois mandatos consecutivos foi o empresário Ataliba David Antônio Filho: “Tenho a sensação de dever cumprido e deixo o comando dessa instituição centenária ciente que dei minha modesta contribuição ”, destacou em seu pronunciamento de despedida.

O novo presidente da ACA fez questão de afirmar que pretende desenvolver um mandato pautado no diálogo e na união. “Precisamos perseverar, precisamos trabalhar, precisamos nos unir. A união é a minha palavra de ordem. Assumo agora como Presidente desta tão importante Associação comercial com a meta incansável de cada vez mais promover a união. Faço isso porque acredito que juntos poderemos conquistar mais espaço, mais pleitos, mais benefícios que refletiram em melhores negócios e no crescimento da nossa Entidade e do nosso Estado “, discursou Jorge Lima que também afirmou: “Tenham a certeza de que, como profissional da área da engenharia, especialista em demolições, não medirei esforços para demolir qualquer que seja a dificuldade que ainda possa existir para que possamos avançar na construção de um novo tempo na ACA”.

PERFIL

O empresário Jorge de Souza Lima faz parte da ACA há 37 anos, a maior parte como associado, mas também se dedicou a cargos de diretoria, como na última gestão. Foi nessas funções que enxergou a oportunidade de contribuir ainda mais com a Entidade e se colocou à disposição, lançando-se candidato a presidente. Houve apenas uma chapa concorrente e Lima foi aclamado presidente. Nesse primeiro ano de gestão, o empresário pretende junto com a nova diretoria reorganizar a casa, garimpar mais associados, bem como procurar expandir nossas parcerias e aumentar o diálogo com o Estado.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta