Jogos indígenas acontecem neste domingo na comunidade Livramento

A Comunidade Nossa Senhora do Livramento, na zona rural de Manaus, recebe, neste domingo, 30/4, a 7ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas. Promovidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), os jogos buscam valorizar e incentivar a prática de esportes tradicionais entre os povos indígenas.

Aproximadamente 1 mil indígenas participarão de mais de dez modalidades esportivas, como futebol, vôlei, corrida de 100m, zarabatana, corrida de tronco, cabo de guerra, apresentação de luta marajoara, entre outras.

A comunidade do Livramento é uma das seis que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. É a maior delas e é a que está mais próxima de Manaus. Tem forte presença indígena de etnias como a Baré e Dessana, que convivem com as populações caboclas ribeirinhas.

A RDS fica localizada na confluência do Rio Negro com o Igarapé Tarumã, numa área de 11.973 hectares, gerenciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Está a 25 minutos de barco da capital.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta