Até o momento, 85.940 famílias foram afetadas em todo o Amazonas devido à subida dos rios, totalizando aproximadamente 343.748 pessoas impactadas diretamente. As nove calhas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho. De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 32 estão em Situação de Emergência, 28 em Alerta e dois em normalidade. Nesta terça, os municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira saíram do Situação de Alerta para Situação de Emergência; o município de Santa Izabel do Rio Negro saiu da Situação de Atenção para Situação de Emergência; Os municípios de Coari e Manaquiri saíram da Situação de Alerta para Emergência.
A Operação Cheia 2025 está em andamento desde o dia 16 de abril, quando os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí decretaram Situação de Emergência em função da cheia do rio Madeira.
O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais tem divulgado boletins com informações atualizadas sobre a cheia no estado diariamente e a Defesa Civil do Estado faz o monitoramento contínuo por meio do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.
Não há relatos de óbitos em função da cheia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)