Ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus e vereador de cinco mandatos, o médico Isaac Tayah é o novo líder do PSDC na Casa. O partido está fora do arco de alianças do prefeito Arthur Neto. O principal motivo para a troca foi o “blocâo” que deve ser formado por PSD (partido que ele deixou), PSDB e PROS para a eleição municipal de outubro.
Issac já se considerava um “estranho no ninho” há algum tempo. Ele foi eleito presidente da CMM em 2010 numa articulação comandada pelo atual ministro Eduardo Braga, mas na hora de definir a filiação, em 2012, aceitou um convite do então governador Omar Aziz para filiar-se ao PSD. Antes, ele pertencia ao PTB.
Depois de rompimento de Omar com Eduardo, Tayah passou a ser considerado uma espécie de “indesejado” no PSD. Nada disso, entretanto, pesou em sua decisão, já que ele não vinha se comportando como opositor. O que definiu a troca mesmo foi o temor de ser “engolido” pelo “blocão”.
A filiação não foi anunciada na data em que ocorreu – o dia 30 de março – porque Isaac temia ser pressionado para desistir da troca. Hoje é o último dia de prazo para que os partidos enviem ao Tribunal Regional Eleitoral a relação dos filiados aptos a concorrer na eleição deste ano. Assim que o expediente terminou, com a lita do PSDC já entregue, o vereador permitiu que o partido o anunciasse como novo líder na Câmara.
Ele reforça agora a coligação que deverá apoiar a candidatura de Hissa Abrahão à prefeitura de Manaus.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)