Igreja Católica usa meios alternativos para festejar Sagrado Coração de Jesus

A paróquia do Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Ferreira Pena, Centro de Manaus, festejou sua data maior e os 40 anos de existência usando meios totalmente diferentes, por conta da pandemia da Covid-19. A procissão foi substituída por uma emocionante carreata e nos bancos da Igreja foram fixadas fotos das famílias dos paroquianos, como forma de simbolizar a presença deles ali.

Em cada noite dos nove dias de novena, as pastorais se organizaram para rezar e compartilhar o novenário em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Tudo divulgado nas mídias sociais da paróquia e nos grupos de WhatsApp.

A comunidade, que tradicionalmente realiza a Alvorada seguida da procissão em honra ao Coração de Jesus, no início do dia, adotou este ano uma carreta por todas as ruas abrangidas pela paróquia. Na madrugada, a cada meia hora os comunitários se comunicavam por queimas de fogos. Uma fileira de carros, com balões vermelho e branco, com formato de coração, e imagens do Sagrado Coração de Jesus eram levados pelos fiéis.

Um dos momentos mais emocionantes foi a saída do andor para o início da caminhada. Como uma metáfora, os “viva” se transformaram nos tons mais diferenciados das buzinas.

Quando a carreata fez a curva na rua Barcelos para chegar à igreja, toda a comunidade que participou da caminhada teve a oportunidade de se ver. Foram minutos importantes para matar a saudade. E quem não pode participar na carreata, enfeitou as casas, sacadas e até ruas, seguindo a tradição da comunidade.

Este foi o primeiro encontro do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Scherer, com a paróquia e os festejos do Sagrado Coração de Jesus em Manaus. A celebração do dia foi transmitida via rede social.

Nos bancos da igreja foram colocados as fotos das famílias dos paroquianos.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta