O falecimento do artista parintinense Jair Mendes, um dos maiores nomes do Festival Folclórico de Parintins, na tarde deste sábado (15/03), em Manaus, causou uma onda de homenagens nas redes sociais. Ele estava internado no hospital Delphina Aziz desde novembro e não resistiu ao tratamento. Tinha 82 anos e muita história na maior festa folclórica do país.
Conhecido como mestre da cultura popular, o artista contribuiu de forma fundamental para a transformação do Boi-Bumbá de Parintins, ao inserir, ainda na década de 70, alegorias com movimentos reais nas apresentações de Caprichoso e Garantido.
Jair Mendes foi responsável por influenciar artistas de todas as gerações do festival e contribuiu com o seu talento e de dedicação para o crescimento da festa popular, que ganhou o mundo desde então.
“Grande perda para a cultura do Amazonas! Lamentamos profundamente a morte do mestre Jair Mendes, artista que revolucionou o Festival de Parintins. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações. Que Deus receba o mestre Jair com glórias!”, lamentou o governador Wilson Lima.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)