Homenagem ao América FC e Fiocruz encerram semana de atividades na Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) encerrou suas atividades da semana com uma Sessão Especial em homenagem aos 80 anos do América Futebol Clube, fundado pelos irmãos Teixeira, com uma história de seis títulos, e ao Dia do Ciclista.

O evento, com a participação de vários convidados, foi realizado no plenário Ruy Araújo nesta sexta-feira (23), por solicitação do deputado João Luiz (PRB), que fez muitos elogios ao técnico Amadeu Teixeira, que ficou 53 anos no comando do clube. Outra Sessão Especial, solicitada pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), foi realizada no período da tarde, para homenagear os 25 anos de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante a semana, a Aleam desenvolveu várias atividades, tanto no plenário com as discussões políticas, quanto em outros setores da Casa. Na quinta-feira (22), os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Alessandra Campêlo protocolaram um requerimento na Mesa Diretora da Casa, propondo que o governo utilize recursos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para antecipar o pagamento do 13º dos servidores públicos. De acordo com os parlamentares, a Afeam dispõe de R$ 400 milhões em caixa, enquanto a antecipação do 13º ficaria em torno de R$ 200 milhões. O documento foi aprovado pela Mesa Diretora.

Também durante a semana vários projetos e requerimentos foram apresentados pelos deputados. Álvaro Campelo (Progressistas) apresentou um Projeto de Lei (PL) para que concessionárias de serviços públicos sejam obrigadas a disponibilizar pessoal suficiente para que os usuários “sejam atendidos em tempo hábil, respeitando a dignidade e o tempo do consumidor”. Já a deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) propôs que o Sistema de Regulação de Consultas (Sisreg) dê prioridade às mulheres gestantes, enquanto Therezinha Ruiz (PSDB) quer a instalação de equipamentos de lazer adaptados para crianças com deficiência, em locais públicos e privados.

Dentre os assuntos discutidos no plenário da Casa, destaca-se a crítica de Serafim Corrêa (PSB) à atitude do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que diante da morte de um sequestrador de ônibus na ponte Rio-Niterói, ao descer de um helicóptero, agiu “como se estivesse comemorando um jogo”. Os deputados Dermilson Chagas (PP) e Wilker Barreto (Podemos) voltaram a criticar o governo Wilson Lima, nas questões de saúde e educação. Já o deputado Adjuto Afonso (PDT) comemorou a aprovação do relatório do senador Eduardo Braga (MDB/AM) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), com a inclusão do pirarucu na lista de produtos beneficiados pela política de preço mínimo.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Cabo Maciel (PR), foi à tribuna na quinta-feira (22) e parabenizou o governador Wilson Lima (PSC) pela promoção de 975 policiais militares, previsto na Lei 4.044/14, além do pagamento da data-base da categoria.

Na quarta-feira (21), o Dia do Folclore teve uma programação especial no plenário da Casa. Também no mesmo dia, por iniciativa de Serafim Corrêa, o professor Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia (Musa) e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), recebeu o título de Cidadão do Amazonas.  Atualmente, o Musa é o segundo ponto mais visitado, depois do Teatro Amazonas, informou Serafim.

 

 

Foto: Hudson Fonseca

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta