Grupo tenta tomar “na marra” o Sindicato dos Rodoviários, com apoio de empresários de ônibus

A disputa pela direção do Sindicato dos Rodoviários, um dos maiores de Manaus, promete ser impactante. E já começou, embora a eleição só vá ocorrer em junho. Um grupo liderado pelo ex-presidente Francisco Pedro Amaral, o “Gogó”, com apoio de empresários, tenta se viabilizar para o pleito. Como os integrantes do time estão fora do sistema há alguns anos, eles não poderiam concorrer, mas uma poderosa articulação tenta colocá-los no jogo.

O blog teve acesso a gravações e documentos que deixam claro o esquema montado. Para concorrer na eleição, o grupo tenta uma liminar judicial.

Em telefonemas trocados entre os integrantes do grupo, eles falam em ganhar a eleição “no voto ou no tapetão” e falam até na utilização de policiais “malandros”, além de citar nomes de dirigentes de empresa como a Eucatur, que estariam apoiando a intenção deles, de tomar um dos Sindicatos mais combativos da cidade.

Há pelo menos uma década os irmãos Oliveira assumiram o Sindicato. E eles comandam a entidade com apoio da grande maioria dos trabalhadores, chegando até a ser questionados pela sociedade quando promovem as já famosas paralisações do sistema. Entre os funcionários, entretanto, os dirigentes são vistos como defensores dos direitos da categoria.

Um dos irmãos, Jaildo, elegeu-se vereador pelo PC do B, em outubro passado. Outro, Josildo, comanda o Sindicato.

“Gogó” já foi presidente, mas perdeu a direção do Sindicato por ser considerado muito patronal pelos trabalhadores. Agora montou um grupo que pretende retomar a entidade, junto com Jairo Fernandes dos Santos, Francisco Bezerra, Gleydson Gama e Juvenal “Piauí”.

Este último grupo chegou a tomar a direção da entidade no ano passado, quando montou um abaixo assinado com assinaturas que, segundo uma perícia técnica, foram retiradas de outros documentos (veja trechos do laudo abaixo).

É de se esperar as cenas dos próximos capítulos.

Ouça os telefonemas:

 

Agora, veja a perícia que atestou a montagem do abaixo assinado:

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta