Grito dos Excluídos também vai acontecer no dia 7 de setembro em Manaus

Em 2021, será realizada a 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas em Manaus/AM. A atividade é organizada pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus e a Caritas Arquidiocesana de Manaus.

O tema é fixo desde a primeira edição: “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”. Já o lema deste ano é: “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”. Por isso, convidamos Emissoras de TV, Rádio, Portais, Blogs, Sites entre outros para Coletiva de Imprensa sobre o Grito dos Excluídos e Excluídas 2021, com a presença do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, o vice-presidente da Caritas Arquidiocesana, Padre Alcimar Araújo e uma representante das Pastorais Sociais, para apresentar a agenda do Grito, objetivos e ações.

Um dos objetivos do Grito é possibilitar espaços de reflexão e formação sobre a conjuntura social. Por isso, estamos fazendo uma série de 4 Lives transmitidas nas redes sociais da Arquidiocese de Manaus. Sempre das 19h30 às 21h:

No dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, será realizada uma Celebração Campal, denominada Missa Amazônica rezando pela nossa Casa Comum que também é um eixo do Grito 2021. O local escolhido foi o Porto de São Raimundo às 17h.

No dia 7 de Setembro, Uma Bicicleata, com concentração às 15h30, ao lado do Terminal 1, na Constantino Nery vai até a Catedral Metropolitana, onde pega imagem de São José e vai até o Largo do Mestre Chico, onde acontece o Ato Central do Grito dos Excluídos até às 18h.  

O ato central do Grito 2021 será no Largo do Mestre Chico, com a concentração a partir das 15h tendo como início das ações a partir das 16h.

Sobre o Grito

O Grito dos Excluídos e Excluídas surgiu em 1994, a partir do processo da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos

Do Brasil), cujo tema foi “Brasil: alternativas e protagonistas”, que se inspirou no lema da Campanha da Fraternidade de 1995: “A Fraternidade e os Excluídos.”

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência. O primeiro Grito dos Excluídos/as foi realizado 1995, tendo como tema fixo desde sua primeira edição: “A vida em primeiro lugar”.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta