Um dos principais responsáveis pelas artes que ilustram grandes painéis da cidade, fruto do projeto de revitalização de viadutos e passagens inferiores, realizado pela Prefeitura de Manaus, o grafiteiro Rogério Arab Amazon irá representar o Brasil no Festival Internacional de Arte Urbana “Meeting of Style”, em Callao, no Peru, no período de 26 a 29 de outubro.Com mais de 20 anos de envolvimento com a arte dos sprays, Arab revela que está realizando um sonho com o reconhecimento que conseguiu a ponto de estar divulgando sua arte e representando seu país internacionalmente.
“Carrego um sentimento de concretizar um sonho que iniciamos há 23 anos, de colocar Manaus na cena mundial do grafite. Estamos dando os primeiros passos nessa caminhada levando nossa arte a esses encontros onde haverá um grande intercâmbio com artistas de outros países e estaremos levando o conteúdo do que acontece aqui em relação a nossa arte”, explica.
De acordo com o grafiteiro que ajudou a criar e fomentar a cena do grafite na região nas ultimas décadas, Manaus vive o melhor momento em relação ao nível artístico. Segundo Arab, novos nomes estão aparecendo, todos artistas do grafite trabalhando muito, a sociedade se envolvendo e debatendo o assunto.
“É um grande momento que estamos vivendo. O grafite está em expansão no mundo inteiro, no Brasil está ganhando uma cara nova com a abrangência das cenas do Norte e do Nordeste e só temos a esperar mais progresso ainda”, enfatiza o artista.
Ele lembra que há 6 anos artistas grafiteiros buscavam meios de produzir grandes painéis na cidade, porém esbarravam na dificuldade financeira e na falta de logística para realizar as intervenções.
Para ele, essa expansão do grafite só foi possível com o apoio da Prefeitura de Manaus que acreditou no trabalho e garantiu o suporte necessário para que a cidade se transformasse em uma grande galeria a céu aberto.
“Esse apoio foi fundamental para ter um trabalho em larga escala mais edificado, com um poder de mensagem muito grande, que trouxe visibilidade para a nossa arte. Eu espero que isso não fique só na gestão do prefeito Arthur Neto e que continue sempre. A arte é essencial para a vida humana e reflete nosso pensamento, nossa cultura, folclore e marca uma época”, destaca.
Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, é de suma importância o incentivo à cultura urbana de uma cidade. Segundo ele, colocar a arte amazônica em grandes painéis, como os viadutos, é necessário para que o povo conheça sua história.
“Eles tem uma parceria conosco para que Manaus se embeleze transmitindo sua cultura. Eu tenho orgulho da minha gente e tenho orgulho desses artistas e enquanto eu for prefeito de Manaus esse trabalho vai continuar”, garante Arthur.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)