Futebol amazonense volta ao “tapetão”: Nacional tenta anular decisão do segundo turno

Os advogados Alexander Simonette Pereira Luciene Cabral de Vasconcelos pediram ontem ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado a anulação da partida da última quarta-feira (10), em que o Manaus venceu o segundo turno do campeonato amazonese, depois de empatar no tempo normal com o Nacional e chegar à vitória nos pênaltis.

A causa está sendo apresentada pelo Nacional, que se julga prejudicado por vários acontecimentos durante a partida, entre eles a utilização de sinalizadores pela torcida adversária, o arremesso de objetos e bolas para o campo, interrompendo continuamente a partida, e a invasão de um torcedor, aos 45 minutos do segundo tempo, com a chancela dos dirigentes do Manaus,  George Silva e Luiz Mitoso, que teriam facilitado a ação, abrindo a cancela que dava acesso ao gramado.

De fato a partida foi muito tumultuada, principalmente depois da expulsão de um jogador do Manaus.

Ainda não há uma data para o julgamento da ação.

O Nacional divulgou a seguinte nota oficial:

O Nacional Futebol Clube, através de seu presidente, Dr. Nazareno Pereira de Melo, vem por meio desta esclarecer os seguintes fatos:

No dia 11 de Abril de 2019, o Nacional Futebol Clube ingressou com ação no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Amazonense de Futebol, solicitando a impugnação de partida, entre Manaus Futebol Clube e Nacional Futebol Clube, nos termos do art. 84, I e II, do CBJD contra EPD Manaus Futebol Clube e em solidariedade os dirigentes do Manaus Futebol Clube, Sr. Luiz Mitoso e Sr. George Silva. O pedido se faz necessário diante dos inúmeros fatos que ferem a legislação desportiva, ocorridos no referido jogo, que foi realizado na última quarta-feira (10), no estádio Ismael Benigno, a Colina, que terminou em 0 a 0 e com o Manaus FC classificado a final do Campeonato Amazonense 2019.

Os fatos dos quais o Nacional Futebol Clube se refere no documento enviado ao TJD, constam também na súmula da arbitragem da partida, bem como estão registrados pela imprensa esportiva presente no local.

Desta forma, esclarecemos que, para manter a seriedade da competição, faça valer a justiça.

Manaus, 12 de abril de 2019.

Nazareno Pereira de Melo
Presidente do Nacional Futebol Clube”

O Manaus também divulgou a seguinte nota oficial:

“O Manaus Futebol Clube, por meio de sua diretoria, lamenta profundamente os incidentes ocorridos no empate sem gols entre o Gavião do Norte e o Nacional Futebol Clube, em duelo válido pela final do segundo turno do Campeonato Amazonense 2019, disputado na noite da última quarta-feira (10), no estádio Ismael Benigno (Colina).

Surpreso e indignado com o relatado em súmula, o clube afirma que irá acionar judicialmente o senhor Thiago Bento Durante, delegado da partida, que acusa, sem prova alguma, os presidentes do Manaus FC, Giovanni Silva e Luis Mitoso, de “abrirem a grade de acesso às escadas que, por sua vez, dão acesso ao campo de jogo, para permitir a invasão do torcedor”. Contra o senhor Carlos Augusto Santos de Souza, árbitro da partida, o departamento jurídico ingressará com uma representação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), para que ele seja punido por conta da desastrosa atuação na partida, sem condições físicas, técnicas e até de saúde.

Em momento algum os dirigentes praticaram qualquer tipo de atitude que interferisse diretamente no andamento da partida. A grave acusação é infundada e falsa, o que expõe a clara intenção de desestabilizar o ambiente do clube. Reiteramos que o senhor Thiago Bento Durante, que também é diretor de futebol de base da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e acumula diversas polêmicas em sua trajetória esportiva, conforme amplamente divulgado na imprensa, será acionado judicialmente pelo Manaus FC (https://d.emtempo.com.br/esporte/85945/envolvido-em-polemicas-thiago-durante-assume-base-na-faf).

Lembramos também, que não é a primeira vez na temporada em que o clube é prejudicado dentro e fora de campo. Contudo, mesmo diante de vários fatos ocorridos, diretoria, departamento jurídico, funcionários, comissão técnica e jogadores seguiram trabalhando com humildade, respeito, seriedade e determinação. Hoje, o Manaus FC está na decisão do Barezão 2019 e ostenta uma série de 11 jogos de invencibilidade. Apesar das dificuldades, a equipe segue em busca do primeiro tricampeonato amazonense do século e vai lutar para alcançar tal conquista.”

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta