Fundeb transparente

Por José Ricardo Weddling*

“Continuo defendendo transparência dos recursos da educação, em particular do Fundeb, para poder verificar se está sendo pago os 60% para os professores e a outra parte, para a manutenção das escolas.

Hoje, já se sabe quanto entra desses recursos federais. Está na internet. Mas não há detalhamento sobre os gastos. Não há transparência total e nem os professores e nem a sociedade consegue acompanhar.

O projeto Fundeb Transparente, de minha autoria, que prevê a divulgação de todas as receitas e despesas, foi aprovado pelos deputados no final do ano passado. Agora, a Procuradoria do Estado fez análise, dentro de uma interpretação jurídica, e encaminhou ao governador com indicação de veto.

Estou dialogando com o secretário de Educação, Luiz Castro, que apoia a iniciativa, no sentido de tentar reverter esse entendimento jurídico e implantar o projeto como prática de transparência na educação. Esse sempre foi o desejo dos professores e um direito de todas e todos”.

Opinião do deputado José Ricardo (PT) sobre o Projeto Fundeb Transparente, de sua autoria, que foi aprovado, mas teve indicação de veto pela Procuradoria do Estado.

*O autor é economista e deputado federal eleito pelo PT