Feliz 2020!

Por José Ricardo*
O ano de 2019 terminou. Estamos iniciando 2020. Sempre temos esperança de dias melhores. Mas é necessário fazer um balanço do ano que se vai.
O primeiro ano do Governo Bolsonaro empobreceu o país e deixa muitas incertezas para o futuro.
Redução de investimentos na educação, ataques a cultura e ao meio ambiente. Nenhuma casa construída, milhões de desempregados, fim do aumento real do salário mínimo, redução das aposentadorias e direitos trabalhistas, volta da miséria.
E talvez piore, pois as mineradoras com apoio do governo querem as terras indígenas, os estrangeiros querem a Petrobras, o ministro da economia não quer incentivos e a ZFM.
No Amazonas, a saúde continua um caos. As empresas terceirizadas continuam dando as ordens. Os salários dos funcionários estão congelados, e a próxima reforma quer tirar a estabilidade.
As pesquisas mostram as piores avaliações dos governos federal. estadual e também municipal.
Sim, em Manaus, parece que não tem prefeito. Depois de 7 anos de governo, o sistema de transporte piorou, ônibus parados por pane mecânica todo dia, sem fiscalização e nenhuma intervenção efetiva na mobilidade urbana.
Manaus, com 2,2 milhões  de habitantes, a 7a maior capital do país, precisa de quem tenha vontade de cuidar dela e de seu povo. O ano de 2020 pode ser o momento decisivo para a cidade.
Mas o ano novo é momento de renovar compromissos de lutas com o povo. Lutas pelas políticas públicas, pelos direitos dos trabalhadores ainda mais ameaçados, pela vida, pela paz.
Não haverá paz se não lutarmos pela justiça. E justiça é dar oportunidades às crianças, aos jovens, aos desempregados. É o caminho para acabarmos com a violência e a insegurança.
Vamos continuar o nosso mandato com esse mesmo espírito, solidário e engajado, propositivo, participativo e prestando contas.
Aproveito para agradecer ao Hiel Levy pela divulgação dos meus artigos em seu portal e a todos que puderam ler nossos escritos no decorrer do ano.
Saúde e longa vida. Feliz ano de 2020!
Termino com a mensagem bíblica da benção de Deus: “Que o Senhor te abençoe e te proteja. Que o Senhor faça resplandecer a Sua face sobre ti e te seja benevolente. Que o Senhor dirija o Seu olhar sobre ti e te conceda a paz”(Nm 6,24-26).
*O autor é economista e deputado federal pelo PT