Fatos indicam que Omar deve ser candidato ao Senado

20130227214642omar

Existe uma máxima entre os políticos, principalmente aqueles que exercem cargos majoritários: não se antecipa candidatura. No caso de um governador, indicar um novo caminho muito antes do tempo pode  significar a antecipação do fim de sua gestão. Por isso mesmo vou logo dizendo que Omar Aziz não se pronunciará sobre o assunto antes de janeiro do ano que vem, mas tudo indica que ele vai se afastar em março de 2014 para disputar o Senado.

O principal indício disso é a movimentação de José Melo, o vice-governador. Ao se insinuar candidato a governador, ele deixa claro que vai assumir o mandato e pretende disputar a eleição sentado no trono. De outra forma não teria a menor chance.

Habilidoso, Melo tenta costurar uma aliança ampla, que incluiria o prefeito Artur Neto, a deputada Rebecca Garcia e o ex-governador Amazonino Mendes. Sabe que, sem uma grande frente formada por gente calejada não consegue enfrentar aquele que vislumbra como seu adversário, o senador Eduardo Braga.

A chapa que ele enxerga inclui Rebecca como vice, Omar como candidato ao Senado, possivelmente acompanhado pela esposa, como primeira suplente, Artur Bisneto como candidato a deputado federal e Amazonino como candidato a deputado estadual, para puxar a chapa.

Se Omar abençoar as articulações, restará definir como driblar a filiação de Melo ao PMDB, partido que jamais trocaria Braga por qualquer outro candidato no Amazonas. A estratégia seria, então, usar o dispositivo legal que prevê a volta do político a seu partido de origem, para recolocar o vice-governador no nanico PRP.

É uma operação perigosa, claro.Afinal, ftitlea combinar com o povo. Mas que Omar se prepara para disputar o Senado, é fato.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta