Faculdade promove campanha CarnavAU, sobre DSTs nos animais

A Clínica Veterinária da Escola Superior Batista do Amazonas (CliniVet/ESBAM) realizará a “Campanha CarnavAU PET, para prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em animais de companhia, com o objetivo de alertar a comunidade e seus tutores, como proceder na prevenção dessas doenças que frequentemente acometem animais domésticos. 

A campanha acontecerá no dia 15 de março, das 9h da manhã e se estenderá até o meio-dia, com atendimento veterinário para cães e gatos com triagem e exames físico, ginecológico, urológico e citologia para casos suspeitos. O evento é gratuito e voltado para comunidade em geral.

De acordo com o coordenador da CliniVet, Daniel Hoffmann, as doenças sexualmente transmissíveis em animais de companhia são frequentes na clínica de pequenos animais, dentre essas doenças a mais frequente é o Tumor Venéreo Transmissível (TVT), um tipo de câncer que normalmente acomete os órgãos genitais e focinho de cães e cadelas.

“Embora exista tratamento quimioterápico eficaz ele é custoso e apresenta diversos efeitos colaterais de uma quimioterapia. Logo, a forma mais eficaz de evitar esses agravos à saúde do pet é realizar a prevenção, que se dá principalmente pelo controle reprodutivo destes animais. Quando não se tem fins de procriação é indicado a castração como forma de controle, pois evita que o animal expresse o comportamento sexual que predispõe a esse tipo de doença, explica Hoffmann.

TVT

O tumor venéreo transmissível ou Tumor de Sticker é um tumor considerado uma neoplasia de células redondas da mucosa genitália externas de cães machos e fêmeas. Essa DST em cachorro é transmitida pelo o contato com os órgãos sexuais de pets afetados. Isso acontece durante o cruzamento ou até mesmo durante um passeio, pois os cães têm o hábito de lamber e cheirar a região genital de um animal que não conhecem. Por isso, a proposta da Campanha é alertar a causa do TVT. Lembrando que os diagnósticos podem ser feitos por meio dos sinais clínicos e exames histopatológicos. 

Sintomas

Os sintomas dessa DST são, muitas vezes, visíveis a olho nu e você pode percebê-los em casa. Os animais acabam por desenvolver nódulos e tumores na região genital e em mucosas, como a boca e as narinas. Esses tumores sangram com facilidade e doem, fazendo com que o pet deixe de comer e/ou urinar. 

Tratamento

Há tratamento com 90% de chances de cura da doença. Ele consiste na remoção cirúrgica dos tumores e em um período de quimioterapia, que costuma causar efeitos colaterais nos cães, como perda de pelos, anemia, febre e transtornos gastrointestinais.

Se você tem um pet doente em casa, isole-o dos demais cachorros durante o tratamento e o período de contaminação da doença. Pergunte ao seu veterinário quando a reaproximação deve acontecer, protegendo o animal sadio.

Prevenção

Para que o seu pet não seja contaminado, é preciso evitar o contato do peludo com animais errantes ou de procedência desconhecida. Se você está pensando em cruzar o seu pet, realize exames para assegurar que o animal está saudável e solicite ao tutor do parceiro do peludo que faça o mesmo, minimizando o risco de adquirir doenças durante o ato sexual. Não permita que seus animais tenham livre acesso a rua, além de evitar DSTs você evitará brigas territoriais e possíveis acidentes.

Já no dia a dia, tome cuidado nos passeios. Tudo bem o seu peludo socializar com outros animais, mas nada de cheirar ou lamber as áreas genitais dos cães desconhecidos, pois não há como saber se o animal é ou não saudável.

SERVIÇO

O quê: Campanha CarnavAU – Prevenção DST em PET

Quando: 15/03 (sexta-feira)

Horário: 09h às 12h

Onde: Clínica Veterinária da ESBAM, localizada na rua Rodrigues Torres, 292, no Conjunto Abílio Nery-Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta