Ex-Procurador-Geral do Estado Jayme Maués morre aos 80 anos por complicações da covid-19

Faleceu, neste domingo (07/02), o ex-Procurador-Geral do Estado, Jayme Roberto Cabral Índio de Maués, 80 anos, em decorrência de complicações respiratórias causadas pela covid-19. A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) está de luto.

Jayme Maués foi a segunda pessoa na história do órgão a assumir o comando da PGE-AM, cargo que exerceu no período de 29 de janeiro de 1973 a 12 de maio 1975. “O dr. Jayme Maués foi um Procurador exemplar, que cumpriu o relevante papel de contribuir para institucionalização da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas. Ele prestou inestimáveis serviços tanto na administração estadual quanto na federal. Era um homem de bem. Desejo conforto à família enlutada”, afirmou o Procurador-Geral do Estado, Jorge Henrique de Freitas Pinho.

Perda irreparável – Para o ex-Procurador-Geral do Estado, Oldeney de Sá Valente, o falecimento de Jayme Maués representa uma perda irreparável, uma vez que ele era considerado um baluarte nas lutas travadas pela consolidação da PGE-AM, como órgão de assessoramento e representação judicial do Estado. Segundo ele, Jayme Maués foi um verdadeiro representante da advocacia pública no Amazonas.

“Foi um defensor intransigente da legalidade dos atos da administração. Sua competente atuação profissional, tanto na consultoria quanto no contencioso, notabilizou-se, principalmente, pelo denodo, seriedade e lisura com que, de modo intransigente, patrocinava os interesses do Estado. Suas peças jurídicas primavam pela técnica, eram produzidas com substanciosos argumentos e redação primorosa, daí a admiração e o respeito que lhe era devotado, inclusive pelos advogados que com ele se defrontavam nas lides forenses. O Amazonas fica mais pobre com a ausência lastimável e definitiva do ilustre amazonense”, declarou.

Além de ex-Procurador-Geral do Estado, Jayme Maués assumiu, também, cargos como o de Subprocurador-Geral do Estado, Procurador da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Procurador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Inspiração – O falecimento de Jayme Maués foi lamentado, também, pelos familiares. A advogada Yasmin Mascarenhas Maués Levy, 27 anos, que é neta do ex-Procurador-Geral, afirmou que o avô dela foi o seu maior exemplo profissional que lhe inspirou a seguir na área do Direito.

“Com toda certeza, ele me inspirou a escolher minha carreira e continuará a inspirar pela eternidade. Ele foi incansável na carreira dele ao fundar com os contemporâneos a PGE-AM, e sei que serviu de exemplo para vários operadores do Direito no Amazonas”, destacou.

O ex-Procurador-Geral do Estado, Jayme Roberto Cabral Índio de Maués, deixou uma esposa, três filhos, nove netos e três bisnetos.

FOTO: Arquivo Pessoal

Mais informações para imprensa: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado (PGE): Anwar Assi (99121-7415).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta