Estudantes e professores nas ruas

Por José Ricardo Weddling*

Neste dia 15 de maio, em todo o Brasil, os estudantes estarão nas ruas em defesa da educação e contra o corte de recursos das universidades e instituições de ensino que o Governo Bolsonaro está fazendo.

Em poucos meses de governo, nunca teve tantos retrocessos no Brasil. A economia está ladeira abaixo. Desemprego de 13 milhões de pessoas, empresas com medo de investir, governo sem credibilidade.

Reforma trabalhista, terceirização total, congelamento de investimentos por 20 anos e agora a destruição dos sindicatos e a reforma da previdência que tira bilhões dos mais pobres.

Os estudantes estarão nas ruas, junto com professores, trabalhadores, jovens, desempregados, movimentos sociais, lutando pelo direito à educação pública e gratuita para todos e todas.

O ministro da educação anterior queria filmar as crianças cantando o hino nacional e o slogan de campanha eleitoral do presidente, e dizia que a universidade era para a elite. O atual ministro é pior, ao decretar os cortes nos recursos da educação e de forma ridícula justificar essa agressão aos jovens contando chocolates.

O ministro terá que se justificar na Câmara dos Deputados, por requerimento meu e de vários deputados, e agora aprovado no plenário.

O presidente se apressa em dizer que não haverá cortes. Deve ser mentira. Pois o próprio deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara em Nova York, disse que o teto de gastos vai causar um colapso social no Brasil. Bolsonaro e Maia apoiaram a PEC do teto de gastos.

Apoio a luta dos professores do Amazonas. Apoio a grande manifestação desta quarta-feira no Amazonas, dos estudantes e professores da UFAM e IFAM, e das escolas públicas.

E na Câmara, estamos coletando assinaturas para apresentar uma PEC para incluir psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas nas escolas em todo Brasil.

Povo nas ruas. Povo quer escolas, livros e cadernos nas mãos, em vez de armas e mortes. Estudantes e professores nas ruas.

*O autor é economista e deputado federal pelo PT

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
11

LEAVE A REPLY