Estrada-parque é o modelo preferido da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319

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A Frente Parlamentar criada para defender a recuperação da BR-319 (Manaus-Porto Velho) parece já ter uma tese a defender junto à Justiça, Ministério Público Federal, Ibama e ambientalistas: a estrada-parque. O modelo agrada, por exemplo, ao deputado Marcos Rotta, que integra o colegiado. “As estradas-parque permitem o tráfego de veículos ao mesmo tempo em que garantem a preservação das áreas de proteção ambiental”, diz ele.

Os deputados federais das bancadas do Amazonas, Rondônia e Roraima vão escolher, na próxima terça-feira (24), o presidente, vice e secretário executivo da Frente Parlamentar em Prol da BR-319. Fundamental para interligar a Região Amazônica ao restante do Brasil, a BR-319 possui trechos intransitáveis.

O asfalto que resiste ali ainda é o mesmo que foi colocado na construção, durante a ditadura militar. A Frente Parlamentar será lançada em 9 de dezembro, com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e criar mecanismos para a recuperação da rodovia.

A dificuldade de transitar atrapalha não só a locomoção de pessoas, mas o escoamento de mercadorias. “Os estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre são diretamente afetados pela situação em que a BR-319 se encontra, sobretudo por causa da dificuldade do escoamento da produção”, informa o deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM), idealizador da Frente Parlamentar.

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