Então, dá pra sonhar?

Sábado o Manaus FC foi apresentado à terceira divisão do futebol nacional, enfrentando um tradicionalíssimo Vila Nova de Goiás, bicampeão da competição. O Gavião do Norte esteve com a vitória nas mãos até o último minuto da partida, até que nos acréscimos o zagueiro Rafael Donato, com passagens por Cruzeiro e Bahia, subisse com liberdade, empatando a partida na vazia arena da Amazônia – por causa da pandemia.
O jogo pode ser dividido em dois momentos, antes e depois do gol marcado pelo Manaus FC. Antes do gol de Rodrigo Fumaça o Manaus jogava um futebol ofensivo e dominava as ações do jogo. O ataque do Vila Nova tinha muitas dificuldades para penetrar a defesa, tendo acertado o primeiro chute a gol somente aos 33 minutos do primeiro tempo e ainda assim um chute fraco que não levou perigo à meta de Jonathan, enquanto o Manaus FC já havia chegado forte três vezes durante o primeiro tempo e não tinha aberto o placar ainda devido à falta de sorte nas finalizações e a uma defesa cara a cara do goleiro Fabrício em chute de Fumaça.

No segundo tempo o Manaus FC abriu o placar logo aos seis minutos de jogo e então a partida mudou de panorama. O clube recuou demais as linhas e aceitou a pressão do Vila Nova. Jonathan fez duas belas defesas e vinha salvando o Manaus FC até que, aos 50 minutos, veio o castigo com o empate na arena, dando justiça a um jogo onde cada equipe dominou um tempo de jogo.

O resultado evidenciou alguns pontos no Manaus FC. O time escalado se mostrou bem postado na defesa e encontrou em seu lado direito, sempre com Fumaça e Igor, um caminho interessante para chegar ao ataque, entretanto fica evidente a falta de preparo físico do time devido a parada e o quanto o gramado da arena (muito alto), prejudicava o andamento da partida.

O empate custou o emprego do treinador Wellington Fajardo, campeão amazonense e vice campeão da série D ano passado e campeão do primeiro turno do campeonato amazonense deste ano. O treinador, apesar do resultado frustrante, tinha apoio da torcida, fez seu primeiro jogo após uma paralisação de aproximadamente cinco meses (última partida no dia 15 de Março) e não pode contar com peças importantes no time base do Manaus FC, como a dupla de volantes Panda e Derlan e o atacante Diogo Dolém, dispensado de forma curiosa.

Entretanto, o time tem potencial para melhorar. O retorno da dupla de volantes deve fortalecer o meio campo e o Manaus FC apresenta boas opções no banco que podem voltar a ter oportunidades, como Paulinho Simionato e Hamilton, que já fizeram grandes partidas num passado não tão distante. O Manaus FC mostrou no primeiro tempo que pode jogar contra times tradicionais como o Vila Nova. Se mantiver o padrão por todo o jogo, pode surpreender na competição. O Gavião, fundado em 2013, continua sua caminhada no futebol brasileiro, mas agora visando um vôo maior.

*O autor é professor de História, gerente do blog e torcedor apaixonado do futebol amazonense