Em Coari, policiais viram motivo de debates entre candidatos por causa de transferências e acomodações

Os policiais militares estão no centro das atenções na campanha para prefeito de Coari, a dez dias da eleição. Seja porque o comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel PM Ayrton Norte, renunciou ao cargo para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Robson Tiradentes Junior (PSC); seja porque três deles foram transferidos da cidade nos últimos dias por terem ligações com o candidato Keitton Pinheiro (Progressistas) ou mesmo porque o efetivo enviado para policiar as ruas durante o processo carece de melhores acomodações ou ainda porque a Prefeitura quer a desocupação do prédio ocupado pelo 5º Batalhão.

Os policiais militares William Mendonça de Souza e Rone Enderson Cavalcante de Freitas receberam ordens para deixar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Coari, onde estavam lotados e eram respectivamente secretário e sub. O primeiro foi transferido para um presídio e o outro deslocado a outro município. A sargento Francisca Regia Maia Alfaia, que tem família no município e chegou até a ser candidata a vereadora nas últimas eleições, foi transferida para Manaus. Os três têm relações com o grupo que comanda o município.

Depois das medidas, a Prefeitura decidiu reagir e pediu de volta o prédio onde funciona o 5º Batalhão da Polícia Militar. A edificação pertence ao município e deveria abrigar a Guarda Municipal, mas estava cedido à PM porque o Estado não providenciou a construção de um prédio próprio ou a adaptação de outro.  Detalhe: Coari também bancava o combustível das viaturas, a alimentação e estadia dos policiais.

Os Pinheiro ainda acusam o Comando da PM de determinar a remoção de policiais que se recusam a apoiar os atos da oposição e dizem que a Polícia protege apenas os adversários, deixando à míngua os eventos de campanha do candidato da situação. Isso explicaria o atentado contra o ativista LGBTQI+ Marcos Peres,  alvejado com um tiro nas costas enquanto deixava um comício. Segundo eles, não havia policiais no local acompanhando a dispersão. Marcos, que sobreviveu ao atentado, diz que ouviu alguém apontá-lo como “o viadinho do discurso do Keitton”  antes de ser baleado.

Policiais fizeram contato com o blog para reclamar das acomodações em Coari e da remuneração. “Eu cheguei a dormir na mesa de uma escola”, disse um deles. “Não estamos recebendo nenhuma gratificação para trabalhar aqui”, disse outro. Os dois pediram anonimato por medo de punição.

 

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta