É preciso saber perder

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

“Não saber perder quase sempre equivale a não saber ganhar” (Autor desconhecido)

Ante uma derrota seja política, emocional, afetiva, familiar, financeira, etc. o ser humano assume posturas e reações de formas absolutamente diferentes tendo em vista a capacidade de estar preparado ou não para ela, e, em muitas vezes, essas reações podem dar pistas sobre o caráter, a dignidade, o equilíbrio ou até mesmo o preparo psicológico de determinados seres humanos.

Desde a tenra idade somos instados e melhor treinados para sabermos lidar com o ganhar mas, quase sempre, nunca somos preparados para as perdas ou derrotas o que, do ponto de vista da formação do caráter, pode causar estragos ou frustrações na formação da personalidade de cada um porque daí também podem derivar os desvios comportamentais que levam muitas vezes determinados sujeitos às psicopatias, às sociopatas e a muitas outras formas de desequilíbrio emocional, ético e moral.

Os diferentes padrões comportamentais demonstrados por determinados seres humanos frente o dissabor da derrota e das perdas especialmente a derrota política, traduzem e dizem muito do quão falso pode ser a forma com que esses sujeitos exprimiam até então suas emoções e opiniões ou tratavam os demais em seu entorno. Se ganham, agem de forma equilibrada e reta, são solícitos, afáveis, justos e modestos; se perdem, perdem-se igualmente em meio à arrogância, à intolerância e total desconhecimento de que, no outro, há também valores e sinais claros de melhor expressão na qualidade do discurso, nos atos e nas propostas apresentadas.

Saber perder é muito mais edificante do que apenas ganhar pois é diante de uma boa batalha que conhecemos as virtudes do perdedor e não apenas as qualidades do vencedor. O saber perder enseja a dignidade do derrotado de saber enfrentar

não somente uma derrota mas aprender que por detrás desta existe algo de construtivo e justo do lado do vencedor. Definitivamente, a maioria dos seres humanos especialmente os derrotados políticos, são um desastre em termos de saber perder com dignidade e manter uma postura socialmente  ética e moralmente justa e aceitável.

Té logo!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2

LEAVE A REPLY