Dupla de mulheres amazonenses vence pela primeira vez gincana nacional de Economia

As estudantes de economia Giovanna de Almeida Gonçalves e Fernanda Almeida Sousa, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), venceram a 8ª Gincana Nacional de Economia, título inédito pelo Amazonas e que aconteceu nos últimos dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Porto Velho (RO), durante o XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). Promovida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), a disputa contou com a presença de 25 competidores, representando 14 estados do Brasil, sendo a primeira vez que uma dupla só de meninas ganha a etapa nacional.

A Gincana consiste em um jogo eletrônico, dividido em três fases, onde duplas de estudantes reveem conceitos de economia, elaboram estratégias, e contam com a sorte. De acordo com a coordenadora Nacional da Gincana, economista Denise Kassama, que também é conselheira federal pelo Corecon-AM, essa é uma competição motivadora, que resgata o orgulho pela carreira. “A Universidade do Estado do Amazonas é uma veterana da competição, tendo ganhado ao longo do tempo dois terceiros lugares, um segundo lugar e agora, o sonhado primeiro lugar. Muito orgulho dessas meninas”, comemora.

O presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Francisco de Assis Mourão Júnior, considera o evento de fundamental importância para os estudantes. “Desde que foi criado, temos nos esforçado para sempre realizar a seletiva regional e enviar os competidores para nacional, pois entendemos que é preciso valorizar as futuras gerações de economistas. Parabéns à dupla campeã e a todos os alunos que participaram e se esforçaram nessa competição”.

Fernanda Sousa, 21, estudante do 8º período, afirma que a Gincana foi pura emoção, durante dois dias competindo com as melhores duplas dos demais estados brasileiros. “Poder saber que entre 24 duplas você é a dupla campeã é, com certeza, motivo de muita felicidade e honra. Nós tínhamos um objetivo, que era chegar ao lugar máximo. A emoção em ir passando a cada nível só fazia a ansiedade aumentar. Quando passamos para a semifinal, o sentimento já era de realização por chegar tão longe. Sabíamos que o caminho até o ouro nacional não seria fácil. Afinal, éramos duas meninas ansiosas lidando com um jogo onde um erro pode ser considerado a perda de um sonho. Mas tudo isso valeu muito a pena. Obrigada a todos os envolvidos nessa trajetória e, principalmente, aos familiares, amigos, professores e ao Corecon Amazonas”.

Já para Giovanna Gonçalves, 21, também cursando o 8º período, o sentimento é de extrema felicidade e orgulho em poderem trazer o ouro para casa, em representar a Região Norte, o Estado do Amazonas e, principalmente, as mulheres. “Esperamos que nos próximos anos possamos ver mais duplas femininas participando da competição, porque eu sei que elas irão longe. Vamos comemorar, pois o ouro é do Amazonas. De maneira muito particular, obrigada ao Corecon-AM, por incentivar e acreditar no potencial de cada estudante de economia do nosso estado, desde a etapa regional até a nacional, por todo o carinho e ajuda, pois sem o apoio deles o sonho do ouro não seria real”, completou.

Coordenadora do Curso de Economia da UEA, Gleísa Bessa, que também já foi professora das meninas vencedoras, a universidade participa há cinco anos dessa competição, sempre destacando-se nas primeiras posições. “A vitória deste ano consolidou a tradição da UEA na Gincana Nacional. As participações dos nossos acadêmicos nos enchem de orgulho, especialmente, com o ouro obtido”, vibra a professora, destacando que mesmo o curso sendo novo (tem apenas cinco anos de existência) e com muitas dificuldades, como, por exemplo, quadro reduzido de professores, existe compromisso com a proposta de formação de excelentes economistas.

Etapa Regional

Em maio deste ano, foi realizada a etapa Amazonas da 8ª Gincana Nacional de Economia, nas dependências do Centro Universitário do Norte (Uninorte), com a participação de 37 duplas de universitários. A dupla campeã, Fernanda Almeida e Giovanna Gonçalves, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a segunda colocação ficou com os estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Perez e Alessandro Carvalho; e o terceiro lugar, também da UEA, com a dupla Luiz Felipe Silva e Robert Correa. As três duplas representaram o Amazonas na etapa nacional. Trata-se de uma competição que envolve estudantes de economia de todas as faculdades do Amazonas, abrangendo assuntos da área, como juros altos, inflação, PIB, em que se enfrentaram tentando buscar a melhor estratégia para vencer os desafios.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta