Dois boatos agitaram o sábado do manauara: “arrastão” no Centro e fuga em massa no Compaj

A época é propícia aos boatos, por causa da agitação e do temor de atos violentos. Mas o sábado, 22, foi especialmente pródigo. Logo pela manhã, um assalto a uma loja na rua Lobo D´Almada, no Centro da cidade, gerou correria, gritaria e pânico. A Polícia perseguiu e prendeu seis assaltantes, mas enquanto isso ocorria, várias pessoas espalharam a versão de que havia um arrastão em andamento. No início da noite, um locutor de uma rádio noticiou uma fuga em massa no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o que não ocorreu.

Temendo o “arrastão”, várias lojas no Centro fecharam as portas assim que a boataria foi espalhada (foto acima). Nas principais ruas do Centro até policiais ficaram ilhados dentro de estabelecimentos e pediam reforço, também achando que havia várias ações criminosas em andamento, ao mesmo tempo.

De acordo com o capitão Walasson, coordenador de operações do Centro de Comunicações Operacionais da Polícia Militar (CECOPOM), seis pessoas foram detidas, sendo que duas delas chegaram a ser agredidas por populares pela suspeita de furto. Os suspeitos detidos foram encaminhados ao 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), mas nada foi comprovado contra eles até o momento. Três deles aparecem na foto abaixo.
A Polícia Militar do Amazonas solicita que as pessoas que tenham sido vítimas dos suspeitos se encaminhem ao 1° DIP para registrar Boletim de Ocorrência. O Subcomandante geral da PM, coronel Ayrton Norte, afirmou que não houve tiroteio ou arrastão no local e sim a propagação de notícias inverídicas que acabaram deixando a população que fazia compras no Centro em pânico. O subcomandante afirmou que todas as medidas foram tomadas.
A SSP ressalta que desde os primeiros  dias de dezembro a Polícia Militar está com a Operação Boas Festas, com reforço policial nas zonas comerciais da capital. Em torno de mil policiais estão sendo empregados, em escalas de plantão, nas ações de patrulhamento para prevenir, reprimir e combater ocorrências criminais.
FUGA EM MASSA
O locutor de uma rádio de Manaus anunciou, no início da noite, que uma fuga em massa havia ocorrido no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, onde estão os presos mais perigosos de Manaus. Ele ainda gravou em vídeo o anúncio e postou nas redes sociais.
Imediatamente depois disso a notícia se espalhou na cidade.
Segundo a Polícia Militar, o que ocorreu é que os presos iniciaram uma “batição de grades”, espécie de código que indica um protesto ou uma ação específica. No caso, eles faziam barulho para que um deles cerrasse as grades (foto abaixo) de sua cela e pudesse ir até o gramado pegar uma “encomenda” atirada de fora do presídio – normalmente drogas.
Os policiais de plantão perceberam a ação e soaram a sirene, procedendo o cerco no gramado que cerca o presídio. Logo em seguida fizeram uma revista e encontraram vários aparelhos de telefonia celular.
A contagem dos presos ainda não foi divulgada.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta