Distribuidoras de frios têm cinco dias para explicar por que subiram tantos os preços

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou nesta quinta-feira, 17/09, quatro distribuidoras de frios em Manaus. As empresas devem prestar esclarecimentos em até cinco dias para a alta nos valores dos produtos comercializados para lanchonetes, restaurantes e mercados na capital amazonense.

As notificações foram emitidas após denúncias nos canais de atendimento do Instituto.

“O Procon-AM tem intensificado as fiscalizações em diversas pautas neste momento de pandemia de Covid-19. A inflação é maior em alguns produtos. Nós identificamos que, além do cimento, tijolo e de itens da cesta básica, outros produtos também têm sido afetados”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Caso fique comprovado o aumento abusivo, as distribuidoras poderão ser autuadas – o valor da multa é proporcional ao porte de cada empresa. “Se verificarmos que é um aumento em virtude de reajustes por outros elos da cadeia, eles serão responsabilizados dentro da competência do Procon-AM”, completa o titular do Instituto.

Contatos

O Procon-AM já retomou os atendimentos presenciais, que ocorrem apenas mediante agendamento pelo (92) 3215-4009. Os consumidores podem abrir reclamação também pelos números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015 e pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Foto: João Pedro Sales

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