Deputado pede que MPAM investigue experimento com novo remédio realizado pelo grupo Samel

O deputado estadual Zé Ricardo (PT) ingressou com representação no Ministério Público do Estado pedindo uma investigação sobre o estudo desenvolvido por um grupo de médicos e pesquisadores do Grupo Samel, em Manaus, com o medicamento proxalutamida, para tratar pacientes com Covid-19. O parlamentar baseou-se em posição da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que acusa a equipe de cometer uma série de irregularidades graves.

O estudo com o medicamento Proxalutamida estava sendo realizado em pacientes com Covid-19 no Amazonas sem o consentimento do Conep, podendo ter causado as mortes de pelo menos 200 pessoas, segundo a entidade.

“Estamos acionando o Ministério Público para investigar essa denúncia. O negacionismo bolsonarista está levando a milhares de mortes no Brasil. Manaus e o Estado viraram cobaia desse estudo? Não podemos nos calar. Se for comprovado que até mortes aconteceram, os culpados têm de ser punidos”, declarou.

Ele destacou ainda que parte dessa equipe de profissionais que atuou nesse estudo é de defensores do tratamento precoce contra a Covid e do uso da cloroquina em pacientes. Um deles é o infectologista Ricardo Zimerman, do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, que veio a Manaus junto com uma comitiva do Ministério da Saúde. “Medicamento sem eficácia comprovada para Covid, e que contribuiu para fazer muito mais vítimas nesta pandemia”.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta