Deputado do PT some e ALEAM aprova com apenas um voto contrário homenagem a Bolsonaro

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou hoje, com voto contrário apenas do deputado Serafim Corrêa (PSB), o projeto de lei apresentado pelo deputado Delegado Péricles (PSL), que concede o Título de Cidadão do Estado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Curiosamente, Sinésio Campos, o único parlamentar do PT, partido que representa a maior oposição à autoridade, retirou-se do plenário no momento da votação, o que gerou muitas críticas de militantes da esquerda à postura dele.

Em sua justificativa, Péricles disse que o Governo Federal tem atuado “não só para aprimoramento da capital amazonense, mas para auxílio de estruturação de todo o interior, principalmente no que diz respeito à coordenação de ações em âmbito estadual que foram decisivas para tomada de ações que minimizaram situações vivenciadas pela população nos últimos anos”.

“Os repasses que o Governo Federal tem feito aos municípios e capital são inquestionáveis. Podem ser afirmados por qualquer prefeito ou pelo próprio governador. Outras iniciativas, como a concessão de aeroportos e a implementação que vai desde escolas cívico militares até o Centro de Inteligência de Segurança Pública, e, ainda, a tomada de frente para a organização e coordenação diante do caos de gestão que vivemos no início do ano, somam-se ao trabalho realizado sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro que merecem ser reforçadas”, afirmou.

Péricles ressaltou a quantidade de vacinas já recebidas pela Gestão Federal para o Estado até então – 1.414.620 doses – e, ainda, destacou o trabalho direcionado para concretização da BR-319 e o aumento do faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM). “O Estado tem continuamente recebido vacinas para a população, além de ver passos efetivos sendo tomados para que nossa BR seja concluída. A recuperação do Lote C está autorizada, outros avanços significativos virão. O faturamento do Polo Industrial saltou de R$ 79,2 bilhões em 2015 para R$ 119,68 bi em 2020. O movimento positivo do Governo Federal precisa ser reconhecido. O presidente Jair Bolsonaro merece esse reconhecimento”, concluiu.

Voto contrário

“Quero deixar bem claro que essa é uma manifestação minha, pessoal, política, partidária. Peço todas as vênias ao deputado Delegado Péricles, com quem tenho uma ótima relação de amizade, mas eu votarei contra esse projeto. O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, do Amazonas e de Manaus”, disse Serafim.

O parlamentar lembrou ainda que Jair Bolsonaro subestimou e ironizou a pandemia do novo coronavírus, que até esta segunda-feira, 19, levou à morte 375 mil brasileiros.

“Ele subestimou a pandemia, ele não comprou vacinas quando era para comprar, o seu ministro negligenciou o nosso estado na crise do oxigênio, tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo. A Zona Franca vive sendo atacada e o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, faz cara de paisagem. Portanto, não voto a favor deste projeto e com todo carinho, respeito que tenho pelos demais colegas que entendam diferente, repito, voto contra”, complementou o deputado.

Sinésio “surpreendido”

O deputado estadual, Sinésio Campos, que preside o PT/AM, disse ao Portal DeAmazônia, que foi surpreendido com a votação na Assembleia Legislativa do Estado que aprovou, nesta terça-feira (20/4), o título de Cidadão do Amazonas, ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo Sinésio, a votação ocorreu a ‘toque de caixa’ e o projeto de lei, de autoria do deputado Delegado Péricles, não seguiu o rito legislativos, como passar pela aprovação das comissões da Casa.

“Eu estava fora do plenário e fui surpreendido com a votação. Geralmente, as votações ocorrem  na quarta-feira e o projeto [que concedia o titulo de cidadão do Amazonas] não estava na pauta”, afirmou o presidente do PT no Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta