Depois de muita reclamação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), a Polícia Militar começou pelo Coroado, zona leste de Manaus, o projeto “UBS Segura”, que tem intensificado o policiamento perto das unidades de saúde e aumentado a proteção aos locais. Desenvolvido pela 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar, a iniciativa cobre nove Unidades Básicas de Saúde do bairro e tem inibido ocorrências. Segundo determinação do comandante-geral da PM, coronel Ayrton Norte, o trabalho está sendo ampliado para outras regiões da capital.
Diariamente, os policiais militares visitam as unidades com o objetivo de evitar ocorrências de roubos ou furtos à população e ao patrimônio público, melhorar o tempo de resposta, além de estreitar o relacionamento da comunidade com a Polícia.
O comandante da 11ª Cicom, major Derquian José Ferreira, destaca que o contato da população com a polícia vem gerando bons resultados. “Sempre tem havido um grande retorno dessas UBS’s. Todos os gestores têm agradecido bastante, têm gostado da presença da polícia, e o resultado é zero ocorrência nas UBS’s cobertas em nossa área”, disse Derquian.
A gestora da UBS Ivone Lima, Francicleia dos Santos Azevedo, destaca a importância da iniciativa, dizendo que a interação tem coibido a atuação dos criminosos. “Nós temos recebido todo apoio da Polícia Militar, que tem passado diariamente, todas as manhãs, todas as tardes e à noite, no período em que nós trabalhamos no horário estendido até as 19h. Nós, aqui no Coroado e no Ouro Verde, temos contado com a presença da Polícia Militar, a quem eu estendo meus agradecimentos e reitero a parceria contínua entre a saúde e a segurança”, destacou.
O projeto piloto nas UBS’s começou no Coroado, seguindo o planejamento do secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, de intensificar o policiamento em toda a cidade, aproximando a polícia da comunidade. A Secretaria de Segurança ressalta, contudo, que não é papel constitucional da Polícia Militar fazer a guarda patrimonial e predial de órgãos públicos. Essas estruturas são de responsabilidade de cada um dos órgãos. O policiamento é feito nas zonas externas e, em parceria, a polícia da área cria um canal direto com os gestores das unidades de saúde.
Caso a população tenha informações que possam elucidar crimes ocorridos em UBS’s, as denúncias podem ser feitas de maneira anônima através do 181, o disque-denúncia da SSP. O serviço funciona 24 horas por dia e é gratuito.
Canal direto com o cidadão – A 11ª Cicom fica na avenida Beira Mar, bairro Coroado I, zona leste da capital, e é responsável pelo policiamento nos bairros Coroado I, II e III, Conjunto Tiradentes e Conjunto Vilar. Além do 190, os moradores da área podem acionar a polícia por meio do telefone (92) 98842-1593.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)