Depois da porta arrombada, governo anuncia que vai monitorar cabos da Ponte Rio Negro

ponte no escuro

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), responsável pela manutenção da Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 km da capital), homologou, em dezembro do ano passado, o processo licitatório que definiu a empresa para executar serviços de manutenção da sinalização náutica, proteção de raio e iluminação da ponte. 

A RR Construções é a empresa vencedora da licitação que vai executar os serviços de conservação dos sistemas de iluminação cênica, viária e do sistema de proteção contra raios na Ponte Rio Negro e mais os serviços de manutenção da proteção das defensas (pilares) e sinalização náutica da Ponte. Os trabalhos de conservação da Ponte iniciaram no último dia 23 de dezembro.

 Serviços realizados – Desde que a RR Construções assumiu o contrato dos serviços de manutenção da Ponte Rio Negro, já foi executado o conserto dos controladores inteligentes, foi realizada a recuperação dos cabos elétricos (conexões) e de toda a comunicação da iluminação cênica que é feita via internet, com a estabilização de switches e no breaks. Até a última semana de janeiro está prevista a modificação da iluminação cênica alusiva ao período carnavalesco, assim como já foi realizada, em dezembro, em alusão ao período natalino e de réveillon. 

A conservação da parte de iluminação viária da Ponte também está em andamento. A previsão é de que seja executada até o fim deste mês de janeiro, com a reposição dos cabos que foram furtados. Com a contratação da RR Construções, foi disponibilizada uma equipe permanente para a manutenção preventiva e corretiva do sistema de iluminação da Ponte Rio Negro, para a preservação da segurança tanto da navegação quantos dos carros que transitam pelo local. 

Também já foi feita a revitalização das defensas, estrutura importante para o balizamento dos canais de navegação, que fazem o desvio das embarcações de grande porte em direção da Ponte. Esse sistema é realizado, por meio de um radar, a montante (subindo o rio) e a jusante (descendo o rio), que informa em até 5 quilômetros de distância, através de um sinal, qual canal deve ser tomado dentro do perímetro de navegação próximo à Ponte. 

Prevenção e parceria – Os serviços de manutenção do sistema de iluminação, que contempla a reposição de luminárias danificadas/ furtadas, estão servindo como ação preventiva, para assegurar que atos de vandalismo não voltem a deixar no escuro aquele equipamento urbano que interliga as cidades de Iranduba e Manaus. 

A parceria entre a SRMM e o Comando da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do patrulhamento ostensivo da 8ª Companhia Interativa Comunitária (8ª Cicom), está intensificando a ronda em todo trajeto da Ponte, e a RR Construções está com equipes monitorando o trajeto 24 horas, coibindo assim esse tipo de prática e evitando o desperdício do dinheiro público.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta