Defensoria vai acionar Estado para garantir cirurgia a portadores de HIV

Após ouvir depoimentos de pessoas que vivem com HIV/Aids e necessitam fazer a cirurgia reparadora de Lipodistrofia, mas não conseguem via Estado, o defensor público Arlindo Gonçalves, da Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionado à Saúde, vai acionar a Secretaria de Saúde (Susam), na justiça, para a realização desses procedimentos.

Inicialmente, 33 pessoas já estão na fila à espera dessa cirurgia, para a qual existe dotação orçamentária do Governo Federal direcionada ao Estado, mas nenhuma unidade de saúde foi habilitada pela Susam para fazer o procedimento. Estima-se haver mais de 115 mil pessoas com HIV/Aids no Amazonas.

Desde 2004, o Governo Federal, por meio da Portaria nº 2.582, de 2 de dezembro de 2004, que inclui cirurgias reparadoras para pacientes portadores de Aids e usuários de anti-retrovirais.

Em reunião realizada hoje com a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos das Pessoas com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (FRENDHAT), no auditório da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DE-AM), presidida pelo deputado Luiz Castro, vários depoimentos foram feitos demonstrando a necessidade da cirurgia.

A Lipodistrofia é uma doença decorrente do uso contínuo de antirretrovirais visando combater a Aids e afeta a autoestima da pessoa por causar inúmeras alterações em sua anatomia, tais como acúmulo de gordura no abdômen, alargamento da região posterior do pescoço, aumento do volume das mamas nas mulheres, perda de gordura na face, nas nádegas, nos braços e pernas.

O defensor Arlindo Gonçalves orienta as pessoas que estão nessa situação a procurarem a DPE-AM que funciona na Rua 24 de Maio, 321, Centro, no horário das 8hs às 12hs, para dar entrada nas ações judiciais.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta