Crianças do abrigo Moacyr Alves enviam desenhos para campanha patrocinada pelo TJAM

crianças autistas

Com o apoio da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, a Coordenadoria da Infância e da Juventude (COIJ), em parceria com o Abrigo Moacyr Alves (AMA), lança a campanha “Colorindo a Vida”, pela passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado neste sábado, dia 2.

O objetivo da ação é fazer uma exposição, aos servidores e ao público em geral do Fórum Ministro Henoch Reis, de desenhos confeccionados por crianças e adolescentes autistas da instituição acolhedora, destacando o olhar autista sobre a sua realidade. As criações estão fixadas nos murais de aviso distribuídos por todo o corredor de acesso do Fórum Henoch Reis.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi decretado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o dia 2 de abril para a comemoração da data, que chama atenção ao grande número de pessoas no mundo com transtorno do espectro autista. Conforme a Revista “Autismo: Informação Gerando Ação” (2012), “a incidência do autismo em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos”.

O autismo é classificado como um transtorno Global do Desenvolvimento ou Transtorno do Espectro Autista, que apresenta alterações na comunicação, na interação social e no comportamento das pessoas. Em alguns casos é possível verificar tais alterações desde a infância, tipicamente antes dos 3 anos de idade e frequentemente em pessoas do sexo masculino.

A título de conhecimento, em Manaus há somente uma instituição de acolhimento especializada em atender crianças e adolescentes com deficiências, dentre elas autistas. Segundo a equipe técnica do Abrigo Moacyr Alves, a mesma não tem um número definido de acolhidos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista os graus de intensidade apresentados pelas múltiplas deficiências dos acolhidos.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta