Crianças criam start ups em aulas de empreendedorismo

No ritmo acelerado de um mercado em constante transformação, crianças de oito a nove anos tomam o lugar dos adultos e mostram que sabem empreender. Foi o que aconteceu com os alunos do curso de robótica da escola Manaós Tech for Kids. Meninos e meninas criaram start ups, simulando empresas que podem vir a se tornar grandes negócios. As criações fazem parte da disciplina de Empreendedorismo do curso de robótica.

“São aulas nas quais as crianças participam de um jogo pra desenvolver habilidades de empreendedores e como resultados, tivemos a apresentação das seguintes start ups: Uma cafeteria, um estúdio de animação, uma empresa de aviões, uma escola de robótica, uma empresa de vídeos e uma empresa de computadores. Os alunos são muito talentos, criativos e superaram as nossas expectativas”, declara o professor de robótica, Pedro Cabral.

O professor explica que a disciplina de Empreendedorismo é baseada no jogo de RPG (Role-playing game; sigla em inglês que em Português significa “jogo de representação” ou de “interpretação de papeis”), com rodadas de negócios e o professor comanda o jogo representando o papel de banco, consultor e mediador.

“Os ‘jogadores’ são os alunos que apresentam os pitchs (apresentação direta e curta com o objetivo de vender a ideia da start up para um possível investidor) de suas empresas. Eles precisam convencer os investidores de que aquele negócio é viável e vale a pena investir”, acrescenta Pedro Cabral.

Durante as apresentações, os alunos também mostraram conhecimento em contratos empresariais, patrocínios, venda de empresas, lucros, prejuízos, concorrência e, principalmente, as decisões a serem tomadas que definem o futuro das empresas no ‘jogo’.

Para o pequeno ‘empreendedor’, Júlio César Santiago de Oliveira, 11 anos, que foi o orador da turma, apresentou a empresa: Ideias a Bordo – Indústria de Animação.

“A ideia surgiu depois que eu assisti a um filme em um canal de animação. Seria uma produtora exclusiva para campanhas publicitárias e todo tipo de comercial de animação”, esclarece o aluno que deseja seguir a carreira de engenheiro em mecatrônica quando crescer.

Julio destaca ainda que depois das aulas de robótica, conseguiu melhorar muito as notas na escola regular e obteve a maior nota do semestre. “Sempre fui apaixonado por tecnologia e mecatrônica e antes mesmo de conhecer a Manaós Tech, eu já queria estudar em alguma coisa que envolvesse robótica e quando entrei na escola de robótica, foi amor à primeira vista”, revela o pequeno gênio.

Brincando de gente grande

A matéria de Empreendedorismo faz parte das aulas do curso de robótica aplicado pela escola Manaós Tech for Kids que trabalha, junto com os alunos, a didática educacional aliada à tecnologia envolvendo também as disciplinas de: Criação de games 2D e 3D, criação de robôs, programação de games, mecânica, eletrônica, criação de aplicativos (app) e edição de vídeos para o Youtube.

“Basicamente, para a disciplina de Empreendedorismo, usamos a metodologia “zero to hero” que é muito utilizado em start ups reais e que, nada mais é do que você sair do zero e chegar a algo maduro para se apresentar aos investidores. As etapas são: Zero, ideia, validação do problema, em seguida vem a etapa de prototipagem (MVP) e a criação dos pitchs. Então, os alunos criam os pitchs apresentando como se fosse para um investidor ou cliente real”, ressalta o CEO da Manaós Tech, Glauco Aguiar, ao destacar que “a escola está com matrículas abertas para a descoberta de pequenos gênios que possam vir a ser os futuros empreendedores a movimentar a Amazônia”.

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