“Corubão Putin” perde eleição para a Câmara em São Gabriel

A vereadora Otacila Lemos Barreto (DEM) é nova presidente da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, no Alto rio Negro. Por ter mais idade que o concorrente, ela acabou levando vantagem, numa eleição emocionante, que terminou empatada em 6 x 6. A vitória foi ainda mais significativa, porque trata-se de uma representante da oposição, que agora deve investigar com mais rigos as diversas denúncias existentes contra a administração do atual prefeito, Clóvis Saldanha, o “Corubão” (PT). Detalhe: os dois são indígenas, no município que concentra a maior população indígena do país.

A professora indígena, líder de oposição ao prefeito, é a segunda presidente depois de Dona Penha, outra vereadora de origem tribal que presidiu o Legislativo em 1991. A eleição ocorreu na noite passada e terminou empatada porque o vereador Subtenente Feliciano Borges (PROS) se ausentou. Uma correligionária dele, Jackeline Vieira, que era contada como voto na chapa apoiada pelo prefeito, mudou de lado na última hora e tornou-se vice da oposição, o que foi decisivo para a vitória. Na foto acima, aparece a chapa vencedora, formada ainda pelo vereador Dieckson Otero Diógenes (PR), novo secretário do Legislativo.

Do outro lado estava o vereador Eder Lopes (Avante), que liderou a chapa de situação. O prefeito, irritado com o resultado, mandou recados abusados aos vereadores que considera “traidores”. Fontes do blog dão conta de que o grupo que assume a Câmara vai auditar todos os atos da gestão. Já existem 10 denúncias e 25 representações a serem protocolizadas assim que a nova gestão assumir, em janeiro.

As denúncias não foram apresentadas antes porque os vereadores de situação não permitiam que elas prosperassem. O advogado Ricardo Gomes, dirigente regional do PSL, já foi contactado pelos vencedores para assessorá-los na condução das investigações. Ele orientou a chapa vencedora.

“Agora nós teremos chance de investigar tudo. Finalmente desarticulamos o Corubão Putin”, disse um vereador de oposição, ironizando o prefeito ao compará-lo ao presidente russo Vladimir Putin, conhecido por governar com mão de ferro, ao mesmo tempo em que fez um trocadilho com o estado de espírito do prefeito após a derrota. “Realmente ele está Putin”, brincou o parlamentar.

Revoltado com a derrota, o prefeito demitiu hoje o secretário de Planejamento da Prefeitura, Messias Ambrósio de Souza, apenas porque este foi visto tomando cerveja com membros da oposição ontem à noite, em um bar movimentado da cidade.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Anônimo

    Blog sem credibilidade. Messias ambrosio estava acompanhando a esposa que é Servidora da Câmara com demais servidores daquele poder, para uma confraternização realizada pela mesa eleita.

    1. Hiel levy

      Foi demitido ou não? Esta é a informação que dá credibilidade. E vc mesmo, covarde porque anônimo, confirma que estava no mesmo local que os vereadores da oposição.

Deixe uma resposta